Montadoras japonesas estão cortando produção em meio à escassez de chips

Montadoras japonesas estão cada vez mais reduzindo suas produções. A falta de chips se tornou evidente em janeiro.

Linha de produção de carros (ilustrativa/banco de imagens)

Montadoras japonesas estão cada vez mais reduzindo suas produções após atrasos em suas aquisições de chips semicondutores terem se tornado evidentes no início de janeiro.

Publicidade

A escassez global de semicondutores é um golpe para as montadoras, que viram suas produções se recuperarem em prazo relativamente precoce das dificuldades provocadas pela pandemia de coronavírus.

O governo japonês pediu para aumentar os envios ao Japão, contudo, é provável que leve vários meses para montadoras japonesas receberem materiais suficientes.

“O impacto não é pequeno”, disse um oficial sênior de uma grande montadora.

A demanda por semicondutores cresceu em linha com um aumento nas vendas de computadores e consoles de games em meio à pandemia. Em contraste, a produção de automóveis caiu no primeiro semestre de 2020.

Isso promoveu uma mudança no fornecimento de semicondutores, de automóveis para outros produtos, dificultando a aquisição de chips por montadoras, disseram oficiais da indústria.

A Nissan e a Honda estão cortando produção nacional de carros compactos em várias milhares de unidades por mês cada.

A Toyota está reduzindo produção nos EUA e França. A companhia está investigando o impacto financeiro da medida, disse um oficial de relações públicas.

Um oficial da Rohm disse que “suas plantas de semicondutores vêm funcionando a altas taxas de utilização desde o outono passado”.

A Renesas Electronics está fabricando chips para montadoras em sua planta de Hitachinaka (Ibaraki) em nome da Asahi Kasei, que suspendeu produção devido a um incêndio.

Mesmo assim, a escassez de material continua, levando a Renesas e a Toshiba a proporem aumentar os preços de seus semicondutores.

Em 26 de janeiro, o ministro da indústria, Hiroshi Kajiyama, disse que o governo está pedindo a fabricantes taiwanesas de semicondutores, incluindo a Taiwan Semiconductor Manufacturing, que aumentem a produção.

Mesmo após a atual escassez for eliminada, a demanda por semicondutores deve aumentar ainda mais em linha com o acelerado desenvolvimento tecnológico.

“Montadoras podem precisar rever a maneira que elas desenvolvem planos de produção e pedidos de peças”, disse um oficial sênior do ministério da indústria.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ficar em casa impulsiona vendas dos cobertores divertidos

Publicado em 29 de janeiro de 2021, em Economia

A empresa já fabrica os cobertores temáticos há alguns anos, mas por causa da pandemia as vendas se elevaram rapidamente.

Um dos modelos do cobertor temático do tipo saco de dormir (divulgação)

Parecidos com sacos de dormir, os cobertores temáticos e divertidos agradam adultos e crianças. A pessoa é engolida por uma baleia, jacaré, tubarão e até um nemo.

Publicidade

Uma empresa de Nagoia (Aichi) começou a fabricá-los no verão de 2017, com tecido de toalha. Tudo começou com a onda das fotografias para ostentar no Instagram. 

Mas, as vendas não cresceram, apesar dos bons comentários na rede social. No entanto, para surpresa da fabricante, os pedidos começaram a aumentar sensivelmente com a quarentena em abril do ano passado. E não pararam. 

Os comentários do tipo “que divertido” ou “são engraçados” foram uma mola propulsora para as pessoas que passaram a ficar mais tempo em casa. 

Assim, para quem se deita no tapete ou na cama para assistir um filme ou ler um livro, pode ficar envolto em cobertores quentinhos e também divertidos. 

Cada um deles tem 1,70 metro de comprimento e custa 3,3 mil ienes. Estão à venda em um site chamado Village Vanguard (toque aqui para abrir). Pode ser bom para dar de presente também.

Outro modelo, do tubarão, que pode ser usado para se esconder (divulgação)

Fontes: divulgação e Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!