Montadoras japonesas estão cortando produção em meio à escassez de chips

Publicado em 29 de janeiro de 2021, em Sociedade

Montadoras japonesas estão cada vez mais reduzindo suas produções. A falta de chips se tornou evidente em janeiro.

Neste Artigo:
&nbspMontadoras japonesas estão cortando produção em meio à escassez de chips
Linha de produção de carros (ilustrativa/banco de imagens)

Montadoras japonesas estão cada vez mais reduzindo suas produções após atrasos em suas aquisições de chips semicondutores terem se tornado evidentes no início de janeiro.

Publicidade

A escassez global de semicondutores é um golpe para as montadoras, que viram suas produções se recuperarem em prazo relativamente precoce das dificuldades provocadas pela pandemia de coronavírus.

O governo japonês pediu para aumentar os envios ao Japão, contudo, é provável que leve vários meses para montadoras japonesas receberem materiais suficientes.

“O impacto não é pequeno”, disse um oficial sênior de uma grande montadora.

A demanda por semicondutores cresceu em linha com um aumento nas vendas de computadores e consoles de games em meio à pandemia. Em contraste, a produção de automóveis caiu no primeiro semestre de 2020.

Isso promoveu uma mudança no fornecimento de semicondutores, de automóveis para outros produtos, dificultando a aquisição de chips por montadoras, disseram oficiais da indústria.

A Nissan e a Honda estão cortando produção nacional de carros compactos em várias milhares de unidades por mês cada.

A Toyota está reduzindo produção nos EUA e França. A companhia está investigando o impacto financeiro da medida, disse um oficial de relações públicas.

Um oficial da Rohm disse que “suas plantas de semicondutores vêm funcionando a altas taxas de utilização desde o outono passado”.

A Renesas Electronics está fabricando chips para montadoras em sua planta de Hitachinaka (Ibaraki) em nome da Asahi Kasei, que suspendeu produção devido a um incêndio.

Mesmo assim, a escassez de material continua, levando a Renesas e a Toshiba a proporem aumentar os preços de seus semicondutores.

Em 26 de janeiro, o ministro da indústria, Hiroshi Kajiyama, disse que o governo está pedindo a fabricantes taiwanesas de semicondutores, incluindo a Taiwan Semiconductor Manufacturing, que aumentem a produção.

Mesmo após a atual escassez for eliminada, a demanda por semicondutores deve aumentar ainda mais em linha com o acelerado desenvolvimento tecnológico.

“Montadoras podem precisar rever a maneira que elas desenvolvem planos de produção e pedidos de peças”, disse um oficial sênior do ministério da indústria.

Fonte: Japan Times


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão