Japão planeja uso de robôs para aumentar testagem de Covid-19

Publicado em 20 de janeiro de 2021, em Sociedade

O sistema oferece maiores eficiências de escala e melhor proteção para profissionais da saúde.

Neste Artigo:
&nbspJapão planeja uso de robôs para aumentar testagem de Covid-19
Ilustrativa (banco de imagens)

Na terça-feira (19), o ministro da saúde do Japão assistiu a uma demonstração de um protótipo de uma máquina de testagem de Covid-19 que utiliza braço robótico para coletar amostras de substâncias do nariz de uma pessoa e pode entregar resultados em cerca de 80 minutos.

Publicidade

O sistema com robô, desenvolvido pela Kawasaki Heavy Industries, se encaixa em um contêiner padrão que pode ser transportado por caminhão e montado em estádios, parques temáticos e outros lugares onde há aglomerações, disse a companhia.

“Olhando a tendência global, precisamos aumentar o número de pessoas que é testado, e a demanda para testagem preventiva está aumentando”, disse o ministro da saúde Norihisa Tamura ao repórteres.

O protótipo usa braços robóticos conduzidos por humanos para coletar amostras de indivíduos e realizar testes de reação em cadeia da polimerase (PCR). O sistema é instalado em contêineres móveis de envio que podem processar até 2 mil amostras a cada 16 horas.

Suas desenvolvedoras dizem que ele oferece maiores eficiências de escala e melhor proteção para profissionais da saúde, que podem até operar as testagens remotamente.

Desde o início da pandemia, o Japão realizou menos testes do que outras grandes economias, focando em clusters de infecções e rastreamento de contato.

O Japão conduz cerca de 55 mil testes diariamente, menos da metade de sua capacidade, de acordo com dados do governo.

Fonte: Japan Today


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão