Japão: 1 ano após após primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus

Embora o mundo esteja vendo o avanço da ciência para o desenvolvimento de vacinas e agentes terapêuticos, ainda não há sinais de erradicação da infecção.

Imagem ilustrativa da NHK

Em 15 de janeiro de 2020 foi confirmado o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus no Japão. 

Publicidade

Foi um homem na casa dos 30 anos, residente em Kanagawa, de nacionalidade chinesa. Foi diagnosticado com pneumonia após retornar de Wuhan, província de Hubei, China, onde a infecção pelo novo coronavírus se espalhou.

A Covid-19 já tirou a vida de 4.341 pessoas do país, com pouco mais de 310 mil pessoas infectadas em um ano. 

O número de infectados aumentou gradativamente e, em abril, quando foi emitida a primeira declaração de emergência, eram mais de 700 novos casos por dia. Mais tarde, foi chamada de primeira onda.

Caiu abaixo de 100 em maio, mas aumentou novamente, ultrapassando mil pela primeira vez, no final de julho, posteriormente chamada de segunda onda.

Desde novembro o quadro diário aumentou e passou a ser chamado de terceira onda.  Em 8 deste mês o país teve um pico de 7.882 testados positivo.

Gráfico mostra novos casos diários de 1 ano (News Digest)

O governo emitiu declaração de estado de emergência para 11 províncias novamente, em janeiro, mas ainda não há sinais de redução expressiva de novos casos. 

Recentemente, além da variante do novo coronavírus, altamente infeccioso encontrado no Reino Unido, vírus mutantes foram detectados um após outro, pela seção de quarentena dos aeroportos, em passageiros que entraram no Japão, vindos da África do Sul e do Brasil. Novas medidas de vigilância foram tomadas para restringir completamente a entrada de novos visitantes vindos do exterior.

Uma das esperanças para o controle da infecção é a vacinação. Há previsão de início da inoculação em meados do próximo mês. Outra luz é o desenvolvimento de novos medicamentos. Mas, ainda não há uma data para a erradicação da infecção que se espalhou para todo o planeta.

Fontes: NHK, News Digest e Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Hiroshima: teste PCR em larga escala e preparativo para estado de emergência

Publicado em 15 de janeiro de 2021, em Sociedade

O governo local irá oferecer teste PCR gratuitamente para 800 mil pessoas, centrando na capital da província, onde o número de casos diários é alto.

Imagem ilustrativa de laboratório (NHK)

O governo da província de Hiroshima informou que dará início à realização do teste PCR, em larga escala, com previsão de 800 mil pessoas, centrando nos locais onde a incidência da infecção pelo novo coronavírus é alta.

Publicidade

Na cidade de Hiroshima o índice de pessoas infectadas a cada 100 mil habitantes excede ao do estágio IV, de acima de 25. Diante desse quadro, o governo local está em fase de afinação para declarar situação de emergência somente na cidade, capital da província, até 7 de fevereiro.

Como uma das medidas para conter a infecção na cidade de Hiroshima, as áreas alvo escolhidas são Naka-ku, Higashi-ku, Minami-ku e Nishi-ku, para a aplicação do exame em larga escala. Espera-se que 600 mil pessoas desses bairros, além de cerca de 200 mil que moram em outros lugares, mas trabalham nessas áreas, possam fazer o teste PCR, gratuitamente.

A aplicação do teste PCR em público alvo gigantesco é inédita no país. Ainda não foi decidido o calendário, o qual deverá ser divulgado em breve, assim como sobre a declaração do estado de emergência.

Fontes: NHK, Home TV e Chugoku Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!