
Na manhã de terça-feira (5) a estatal NHK informou que o governo poderá fazer declaração do estado de emergência em Tóquio e 3 províncias – Chiba, Saitama e Kanagawa – na quinta-feira (7).
O período deverá ser de 1 mês, baseado na Lei de Medidas Especiais contra o novo coronavírus.
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, em coletiva de imprensa na noite de segunda-feira (4), explicou sobre essa ação de emergência para a região metropolitana e 3 províncias. Essa ação conjunta tem como objetivo conter rapidamente o aumento de novos casos de infecção, sem impactar a economia.
No período entre 8 a 31 deste mês clamou para que a população se abstenha de sair após as 20h. Também pediu aos estabelecimentos que servem bebida alcoólica, cooperação para o encerramento do expediente às 20h. As bebidas alcoólicas deverão ser servidas até 19h.
Nos locais onde há iluminação de inverno solicitou que encerre mais cedo o horário de exibição.
Pediu colaboração das empresas para a implementação do home office, medidas mais severas nos alojamentos das empresas, além de mais rigidez em relação à realização de eventos.
Para os pais preocupados com a educação de seus filhos informou que poderão continuar frequentando as escolas. Aos vestibulandos disse que as provas serão realizadas conforme o calendário.
Fontes: NHK, ANN e Hochi