Ciclogênese explosiva se aproxima provocando tempestade de neve

Por conta desse fenômeno*, a partir de sexta-feira, uma ampla faixa deverá sofrer outra tempestade de neve.

Imagem ilustrativa de estrada com neve (Pixinio)

Uma ciclogênese explosiva* se aproxima do arquipélago japonês. Ventos muito fortes soprarão do norte do Japão para as áreas costeiras do oeste após a noite de quinta-feira (28).

Publicidade

Por isso, a partir de sexta-feira (29) está prevista tempestade de neve novamente, segundo informação da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão. 

Tempestade e elevação das ondas

Na sexta-feira há previsão de ventos fortíssimos:

  • 25m/s nas regiões de Hokkaido e Chugoku 
  • 23m/s em Tohoku, Kinki e Hokuriku
  • 20m/s no norte de Kyushu 

As velocidades instantâneas máximas do vento devem atingir 30 a 35 metros por segundo.

Devem continuar no sábado, ainda mais fortes, chegando a 35 a 40m/s em Hokkaido e 25 a 35m/s em Tohoku e Hokuriku.

Nas províncias costeiras do Mar do Japão, de Hokkaido a Chugoku, deverá ocorrer elevação das ondas, com previsão de chegar a 6 metros de altura. Portanto, recomenda-se não se aproximar do mar.

Tempestade de neve

Na sexta-feira e sábado, a distribuição da pressão de inverno ficará mais intensa, por isso é necessário ter cuidado com as fortes nevascas, especialmente no lado do Mar do Japão, na faixa de Hokkaido a Chugoku.

Previsão de 1h de sexta-feira mostra áreas em branco e rosa, de neve (Weather Map)

Em 24h, até a manhã de sexta-feira são esperados acúmulos de neve:

  • 30 cm em Hokkaido
  • 25 cm em Hokuriku
  • 20 cm em Tohoku
  • 15 cm em Niigata

Previsão de 3h de sábado mostra áreas em branco e rosa, de neve (Weather Map)

A tendência é de aumentar ainda mais, nas 24h até o amanhecer de sábado:

  • 70 a 90 cm em Niigata
  • 60 a 80 cm em Hokuriku e Gifu
  • 50 a 70 cm em Tohoku
  • 40 a 60 cm em Kinki
  • 30 a 50 cm em Hokkaido
  • 20 a 40 cm na região de Chugoku

Recomendações e atenção

Previsão do tempo nas principais capitais, de quinta-feira a sábado (Weather Map)

A AMJ recomenda à população dessas regiões para ficar atenta aos efeitos da nevasca no tráfego, causando falta de visibilidade e pistas escorregadias. Além disso, é preciso se cuidar com a neve e tempestade, e afastar-se da costa. Poderão ocorrer avalanches e interrupção no fornecimento de energia elétrica por causa do danos nos cabos pelo acúmulo de neve.  

Províncias da costa do Pacífico

As províncias banhadas pelo Oceano Pacífico deverão ter dias ensolarados mas com temperaturas mais baixas e ventos fortes. Por isso, em todo Japão a recomendação é de cuidado com a saúde.

*A ciclogênese explosiva é também conhecida como bomba meteorológica ou ciclone bomba, um agravamento da área de baixa pressão.

Fontes: NHK, Weather Map e Tenki

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Suga afirma que não pensa em novo benefício para as famílias

Publicado em 28 de janeiro de 2021, em Política

Durante a difícil situação causada pelo novo coronavírus, Suga disse que não pensa em benefício como fez o antecessor na primeira situação de emergência.

Primeiro-ministro Yoshihide Suga em sessão plenária na quarta-feira (Asahi)

Na quarta-feira (27) o Primeiro-Ministro do Japão teve que pedir desculpas por causa do flagrante de um parlamentar e também se explicou a respeito das dificuldades que passam muitas famílias por causa do segundo estado de emergência em 11 províncias. 

Publicidade

O parlamentar Jun Matsumoto, do PLD-Partido Liberal Democrático, atualmente no poder, foi flagrado bebendo em 3 clubes noturnos em Ginza, após as 20h, em pleno período de estado de emergência. A hashtag #もういらないだろ自民党 (PLD: não precisamos mais)  entrou como tendência nas redes sociais. 

Por conta disso, Yoshihide Suga teve que se desculpar durante a sessão do Comitê de Orçamento da Câmara dos Representantes. 

Ainda durante a sessão, em resposta ao parlamentar do Partido Democrático Constitucional, Michihiro Ishibashi, Suga disse afirmou “não penso” em conceder o benefício de valor fixo especial, como foi feito durante a primeira declaração de estado de emergência, no governo Abe. E se justificou: “em última instância tem o seikatsu hogo”, o programa de apoio ao sustento. 

No que diz respeito à imagem social “autoajuda, assistência mútua, assistência pública” que o primeiro-ministro almeja, os partidos da oposição  têm apontado que é o neoliberalismo que enfatiza a competição e a eficiência. 

O terceiro orçamento suplementar previa a continuação dos benefícios para o sustento e do aluguel diante do pouco apoio para as pessoas em meio a essa situação difícil.  Mas o primeiro-ministro recusou. Enquanto isso, os partidos de oposição intensificam as críticas ao governo Suga.

O mesmo acontece nas redes sociais, com comentários criticando o governo. Entre eles há pedidos para que trabalhe em prol do povo, se compreende a dor do povo e questionamentos dos motivos de não realizar teste PCR e internação imediatamente. 

Fontes: Asahi, Sports Hochi, FNN e Tokyo Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!