Quanto tempo de anticorpos depois da recuperação da infecção pelo novo coronavírus?

Os resultados de uma pesquisa japonesa mostram o tempo médio de anticorpos depois de recuperados da Covid-19, importante para desenvolvimento de vacinas.

Imagem ilustrativa de coleta de sangue (arquivo da NHK)

A Universidade da Cidade de Yokohama (Kanagawa) realizou uma ampla pesquisa para avaliar quanto tempo a pessoa recuperada pela Covid-19 mantêm os anticorpos para não se infectar novamente pelo Sars-CoV-2.

Publicidade

Os resultados mostraram que os anticorpos permanecem no corpo da maioria mesmo depois de meio ano. 

Esses dados são importantes para o desenvolvimento das vacinas. A equipe de pesquisa informou que o anticorpo é uma glicoproteína produzida no corpo de uma pessoa infectada com um vírus. O chamado anticorpo neutralizante é dito ter a capacidade de suprimir a ação do novo coronavírus e prevenir a infecção. 

Para a pesquisa foram coletadas amostras de sangue de pessoas recuperadas da Covid-19, após 6 meses. Constatou-se que 97% das pessoas que foram assintomáticas ou tiveram sintomas leves e 100% dos casos moderados e graves apresentam anticorpos neutralizantes persistentes em seus corpos.

Além disso, quanto mais gravemente doente, mais forte tende a ser esse anticorpo neutralizante.

Agora os pesquisadores querem analisar as pessoas recuperadas após um ano para verificar esse anticorpo neutralizante. Para isso, terão que esperar um pouco mais, já que a pandemia começou em fevereiro deste ano. 

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Verduras como alface e brócolis pela metade do preço

Publicado em 2 de dezembro de 2020, em Economia

Muitas das hortaliças chegam a estar 50% mais em conta. Que tal preparar missoshiru para aumentar a imunidade?

Imagem ilustrativa de brócolis (PxHere)

O MAFF-Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca analisa semanalmente os preços das hortaliças em 470 supermercados do país. Em média estão 46% mais baratas do que o normal, informou na terça-feira (1.º).

Publicidade

A alface, indispensável para saladas, está custando a metade do preço, bem como o brócolis, enquanto acelga e repolho estão 42% mais em conta.

O daikon, rabanete de inverno, está 30% mais barato, enquanto a cenoura pode ser comprada com 15% a menos do valor normal.

Além desses, cebola, cebolinha e tomate também estão levemente mais baratos.

Os fatores que contribuem para essa queda de preços são o clima favorável e principalmente a queda de consumo por parte dos restaurantes, por causa do novo coronavírus. Muitas pessoas deixaram de sair para almoçar ou jantar fora.

Por isso, o ministério calcula que os preços devem continuar mais baixos durante o mês de dezembro. Sugere introduzir mais hortaliças nas refeições. 

O que anda em alta no Japão por causa disso é o preparo de diferentes sopas de missô – missoshiru. Além de ser muito fácil, é um alimento nutritivo e barato. Veja receitas tocando aqui. E use sua criatividade colocando as hortaliças que gosta. Bom apetite!

Missoshiru de brócolis, cenoura, shimeji e repolho (ANN)

Fontes: ANN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!