Primeiro satélite de madeira do mundo será lançado pelo Japão

A Sumitomo Forestry estuda o potencial para materiais de madeira em ambientes extremos.

Lançamento do primeiro satélite de madeira do mundo em 2023 (banco de imagens PM)

A empresa madeireira Sumitomo Forestry e a Universidade de Quioto estão plantando as sementes para um lançamento em 2023 do primeiro satélite do mundo feito de madeira.

Publicidade

As parceiras anunciaram suas intenções na quarta-feira (23), dizendo que a meta era pesquisa básica e prova de conceito.

Elas concordaram em conduzir pesquisa sobre crescimento de árvores e o uso de materiais de madeira no espaço. Elas esperam promover a tecnologia para uso de madeira em ambientes extremos na Terra.

A madeira não bloqueia ondas eletromagnéticas no campo magnético da Terra. Isso permite dispositivos como antenas e mecanismos de controle de altitude serem colocados dentro de um satélite de madeira, permitindo estruturas mais simples.

Além disso, quando um satélite de madeira desorbita e cai de volta à Terra, ele queimaria completamente sem liberar substâncias prejudiciais na atmosfera ou chuva de detritos no solo.

Até março de 2024, as parceiras também estudarão a construção de estruturas de madeira em ambientes espaciais. A Sumitomo Forestry visa desenvolver materiais de construção de madeira altamente resistentes aos elementos, assim como mudanças de temperatura e luz do sol.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Correio japonês e Rakuten formarão parceria para melhorar entregas

Publicado em 25 de dezembro de 2020, em Economia

Rakuten e Correio do Japão anunciam parceria estratégica para digitalizar o sistema de logística do Japão.

Rakuten e Correio aprofundam laços em parceria estratégica (Imagem: Nikkei)

O Correio do Japão informou nesta quinta-feira (24) que fará uma parceria com a Rakuten para melhorar o sistema de entregas. Fontes indicam que há a possibilidade de formação de empresa de empreendimento conjunto (joint venture).

Publicidade

O distanciamento social causou uma mudança nas correspondências ao redor do Japão. O correio recebe menos cartas, mas está entregando muito mais pacotes por entrega domiciliar devido ao aumento do consumo online.

Nesta tarde, o presidente da Japan Post Holdings, empresa do governo responsável por todo o serviço postal, Hiroya Masuda, o presidente do Correio do Japão (Nihon Yubin), Kazuhide Kinugawa, e o fundador e CEO da Rakuten, Hiroshi Mikitani, farão uma coletiva de empresa conjunta para oficializar a parceria. Segundo fontes, os líderes planejam também integrar os dados dos clientes para improvar os serviços.

Em novembro deste ano, o Correio do Japão publicou as diretrizes básicas do plano administrativo de 5 anos começando no ano fiscal de 2021. Segundo as diretrizes, o governo planeja investir na digitalização do sistema de logística através de rotas de entrega criadas automaticamente e outras medidas.

Em levantamento de meio termo publicado em setembro deste ano, o Correio do Japão registrou ¥6,5 bilhões em prejuízo. No mesmo período do ano passado, as autoridades haviam registrado ¥38,4 bilhões em lucro.

A Rakuten tem uma rede de 100 milhões de membros em todos os serviços disponibilizados pela empresa. Desde 2019, a empresa vem implementando novos métodos de entrega para competir com a gigante Amazon.

Fonte: Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!