Kanji do ano: escolha tem relação com o novo coronavírus

Tanto o eleito em primeiro lugar, quanto os da sequência, expressam o que as pessoas vêm passando com a pandemia.

Kanji do ano 2020 (ANN)

Como acontece anualmente, a Associação Japonesa de Testes de Proficiência em Kanji recruta o kanji que representa a situação social. Milhares de pessoas enviam a sua escolha e a que tem maior número é eleita como a representante.

Publicidade

Para o ano 2020 a número 1 foi 密, lê-se mitsu, com 28.401 votos. Em meio à pandemia do novo coronavírus, as pessoas ainda mantêm o distanciamento social e levam a vida com um novo normal.

Seu significado é proximidade, densidade e, por outro lado, algo secreto e discreto. 

Uma nova palavra foi inserida na vida dos japoneses – 三密 (sanmitsu) – o que expressa esse novo normal, como evitar locais fechados e com pouca ventilação, aglomerações e contato próximo com as pessoas. 

O segundo lugar foi para o kanji 禍 (wazaai), o que significa evento ruim, dificuldade, causa da miséria, desastre ou algo que não é bom. Em terceiro foi eleito o 病 (byo ou yamai), com significado de corpo em estado ruim, ficar doente ou problema de saúde. 

Fonte: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Manhã mais gelada da temporada e neve em Tokai

Publicado em 15 de dezembro de 2020, em Sociedade

O amanhecer foi gelado e a tendência é de piorar na quarta e quinta-feira. A cidade de Gifu teve os primeiros flocos brancos da temporada.

Paisagem branca em Gifu, antes das 7h de terça-feira (CBC TV)

Os registros apontam que a manhã de terça-feira (15) foi a mais fria desta temporada em praticamente todo o arquipélago. 

Publicidade

Nos 501 pontos de observação foram registradas as temperaturas mais baixas às 6h, de Hokkaido a Okinawa. Em Sapporo os termômetros marcaram -6,8ºC e em Sendai -0,8ºC. Em Tóquio a mínima foi de 2ºC, em Nagoia 2,6ºC, Osaka foi de 4,2ºC, Hiroshima 1,8ºC e Fukuoka 3,3ºC.

Na coluna à esq. Nagoia, Gifu, Shizuoka e Tsu e respectivas previsões até 24 (Tenki)

Em Nagoia a previsão indica amanhecer mais gelado ainda na quarta e quinta-feira (17). 

Primeira neve na cidade de Gifu

Até as 7h foram confirmados acúmulos de neve na província de Gifu, chegando a 9 centímetros na vila de Shirakawa e 1 em Takayama. Na primeira hora da manhã foi registrada a primeira neve desta temporada, na cidade homônima, com 5 dias de atraso em relação à média normal. 

Tanto nas regiões montanhosas quanto nas planícies das 3 províncias de Tokai – Aichi, Gifu e Mie – está previsto acúmulo de neve desde terça-feira, com intensificação na quinta-feira. Em Shizuoka não há previsão dos flocos brancos.

Cuidados com a neve

Nas áreas costeiras poderá ter neve junto com o vento muito forte, reduzindo a visibilidade para dirigir, o que requer cuidado.

Com o acúmulo, o tráfego, tanto nas vias públicas quanto nas expressas, poderá ser prejudicado. Convém conferir antes de sair. 

Nas demais regiões as previsões mostram nevasca e neve

Fontes: CBC TV, NHK, Tenki e Weather News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!