Japão tem primeiro ano sem execuções de condenados à morte desde 2011

Publicado em 30 de dezembro de 2020, em Sociedade

É a 1ª vez em 9 anos que a pena capital não foi realizada no Japão. Desde 28 de dezembro havia 110 condenados à morte no país.

Neste Artigo:
&nbspJapão tem primeiro ano sem execuções de condenados à morte desde 2011
Ilustrativa (banco de imagens PM)

Não houve execuções de condenados à morte no Japão em 2020, sendo a 1ª vez em 9 anos que a pena capital não foi realizada no país.

Publicidade

Isso foi confirmado em 28 de dezembro, visto que a lei de instalações de detenção penal estipula que a pena de morte não deve ser administrada entre 29 de dezembro e 3 de janeiro.

De acordo com o Ministério da Justiça, havia 110 condenados à morte desde 28 de dezembro.

A pena capital vem sendo realizada todos os anos, excluindo 2011, desde sua retomada em 1993, após um intervalo de 3 anos e 4 meses.

Em 2011, os ministros da justiça ou tomaram uma posição cautelosa em relação a sentenças de morte ou tiveram um curto mandato sob a administração do antigo Partido Democrático do Japão.

Nove ministros da justiça ordenaram execuções de um total de 46 indivíduos entre 2012 e 2019. O ano de 2018 registrou o maior número de execuções, com 15.

Eles incluíram o ex-líder do AUM Shinrikyo, Shoko Asahara, cujo nome real era Chizuo Matsumoto, e 12 outros membros superiores do culto.

Em 2020, a ministra da justiça Masako Mori, que causou confusão durante a sessão regular da Dieta após uma decisão do gabinete em janeiro em estender o mandato do procurador superintendente no Escritório de Promotores Públicos de Tóquio, não ordenou que pena capital fosse realizada.

Também não houve execuções de condenados à morte sob o mandato da ministra da justiça Yoko Kamikawa, que iniciou seu terceiro mandato em setembro.

Comparado com o fim de 2019, o número de condenados à morte diminuiu em 2. Enquanto sentenças de morte foram transmitidas a dois novos condenados em 2020, 4 morreram na prisão.

Fonte: Mainichi


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão