Esperança contra dengue e malária: óleo especial de uma empresa japonesa

Um repelente desenvolvido por uma fabricante do Japão impede que o pernilongo pouse sobre a pele. Veja como funciona.

O produto repele os pernilongos da área do braço durante experimento (ANN)

A indústria de produtos químicos e cosméticos do Japão – Kao – anunciou sobre o desenvolvimento de um repelente, o qual pode ser uma esperança contra a dengue e malária no mundo. 

Publicidade

O novo produto, à base de glicerina e de óleo de silicone, quando passado sobre a pele, impede que o pernilongo pouse. Portanto, a pessoa fica isenta de picadas, as quais acontecem só depois do pouso. 

Os testes mostram o pesquisador passando essa espécie de creme repelente em uma parte do seu braço e o introduz em uma caixa com 250 pernilongos. 

Surpreendentemente os insetos não chegam a pousar sobre a pele. As imagens foram gravadas em câmera de alta definição e velocidade. 

Ao perceberem que suas minúsculas pernas tocam o produto, ficam pesadas, então, logo voam, em questão de segundos. 

O óleo de silicone é um material usado em cosméticos e poderá ser útil na prevenção de doenças infecciosas, como malária e dengue, que são transmitidas por mosquitos. Pode ser uma esperança para diversos países do mundo, incluindo o Brasil. 

Assista ao vídeo comparativo de uma superfície sem (à esq.) e com o repelente (à dir.). 

Fontes: divulgação e ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais um caso de gripe aviária: Shiga é a 10.ª província

Publicado em 14 de dezembro de 2020, em Sociedade

Os casos de gripe aviária estão preocupando o governo e também os avicultores.

Atividade de desinfecção na granja em Shiga (Mainichi)

No domingo (13) o resultado do exame confirmou gripe aviária em uma granja da cidade de Higashiomi (Shiga), de um subtipo do vírus H5. 

Publicidade

Foi o primeiro caso em Shiga, sendo a 10.ª província do Japão a ter confirmação desse vírus. 

O proprietário da granja informou o centro de saúde no dia anterior, sábado (12), dizendo que 50 de suas aves foram encontradas mortas. Depois do resultado já foi realizado o abate dos 11 mil frangos e também a atividade de desinfecção do local e da área.

No domingo, o MAFF-Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pescas convocou uma reunião na sede de contramedidas. “Penso que os produtores estão se sentindo desconfortáveis diante da situação da ocorrência em qualquer parte do país. Peço que todos trabalhem no cumprimento dos padrões da gestão de higiene”, disse o ministro.

Em 7 deste mês o ministério enviou comunicado a todas as granjas recomendando desinfecção de mãos e dedos, troca de luvas, uso de roupas adequadas e botas, e instalação de rede para evitar a invasão de aves silvestres.

Recebeu retorno de 35 províncias, sendo que havia casos de medidas inadequadas. Recomendou aos avicultores de todo o país para adotarem medidas rigorosas e nos locais onde foram inadequadas considera-se propor contramedidas.

Fontes: Mainichi e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!