Economia do Japão tem crescimento de 22,9% no 3º trimestre

Publicado em 9 de dezembro de 2020, em Sociedade

A revisão para cima está em linha com previsões e sugere que a economia do Japão está melhorando da recessão que iniciou no fim de 2019.

Neste Artigo:
&nbspEconomia do Japão tem crescimento de 22,9% no 3º trimestre
Notas de 10 mil ienes (banco de imagens PM)

O Japão reportou que sua economia expandiu a uma taxa anual de 22,9% no último trimestre, quando empresas e gastos pessoais se recuperaram de choques relacionados à pandemia na primavera e início do verão.

Publicidade

Economistas disseram que a revisão para cima divulgada na terça-feira (8) estava em linha com previsões e sugere que a economia do Japão, a terceira maior do mundo, está melhorando da recessão que iniciou no fim de 2019, mesmo antes do surto de coronavírus ocorrer.

“A revisão para cima considerável no PIB do 3º trimestre e o aumento acentuado nos gastos de família, que são o ‘núcleo’, em outubro apoiam nossa opinião de que a economia do Japão vai se recuperar da pandemia mais rápido do que o consenso espera”, disse Tom Learmouth da Capital Economics em um comentário.

A expansão no trimestre julho a setembro coincidiu com um impulso para encorajar gastos domésticos, com o Go To Travel e Go To Eat – programas que oferecem descontos significativos em hotéis e restaurantes – a fim de compensar a perda de turismo estrangeiro.

A economia contraiu a um ritmo anualizado de 29,2% no trimestre abril a junho, quando o governo declarou estado de emergência e buscou reduzir a propagação do vírus com várias precauções, incluindo pedir a empresas que deixassem seus funcionários trabalhem de casa.

Com viagens internacionais praticamente paralisadas, a Olimpíada de Tóquio 2020 foi adiada.

A estimativa anterior mostrou uma expansão de 21,4%.

Novo pacote de estímulo econômico

O primeiro-ministro Yoshihide Suga anunciou um pacote adicional de estímulo no valor de cerca de US$700 bilhões na terça-feira. Esse seguiu um de US$2,2 trilhões em medidas anteriores de estímulo.

O Japão busca manter negócios funcionando mais ou menos como de costume enquanto pede às pessoas que usem máscara, álcool em gel e mantenham o distanciamento social.

Contudo, o número de casos de coronavírus aumentou nas últimas semanas, levando algumas áreas locais a pedirem aos residentes que ficassem em casa o máximo possível. Em alguns lugares, autoridades pediram a bares e restaurantes que fechassem cedo.

Fonte: Japan Today


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Produtos Brasileiros no Japão