Qual tipo de tecido da máscara escolher? Cientistas explicam

Saiba quais são as diferenças de desempenho de 3 tipos e escolha a máscara apropriada para diferentes situações do cotidiano.

Diferentes materiais das máscaras e seus desempenhos de filtro (Riken via FNN)

Na quinta-feira (26) o Instituto de Pesquisa Riken informou sobre o resultado comparativo dos tipos mais comuns de máscara do dia a dia, em análises efetuadas usando o supercomputador Fugaku, o mais veloz do mundo. 

Publicidade

Para prevenção da disseminação do novo coronavírus as máscaras se tornaram imprescindíveis. Diante dos resultados o Riken propõe o uso de diferentes máscaras considerando os riscos, dependendo do ambiente em que se encontra.

A equipe de pesquisa mediu primeiro o desempenho do filtro e a respirabilidade de cada material por meio de experimentos.

Na simulação com máscara de TNT, as partículas vazam pelas frestas (pontos amarelos), ficam dentro da máscara (vermelho) e são pouquíssimas as que passam para fora (azul) por causa do filtro (Riken)

Constatou que a máscara feita de TNT ou não tecido tem melhor desempenho para evitar que respingos vazem para o exterior do que as de uretano (ウレタン) ou de tecido. Também apontou que, por outro lado, a de TNT tem baixa respirabilidade em comparação às outras e tende a dificultar a respiração de quem a usa.   

A máscara de tecido oferece maior respirabilidade do que as de TNT e uretano e seu desempenho é melhor do que essa de material sintético.

“A máscara de uretano tem ar fashion e é a preferida dos jovens mas não é muito boa em termos de desempenho”, afirmou Makoto Tsubokura, líder da equipe de pesquisa do Riken e também professor da Universidade de Kobe. 

Explicou que não se pode ver apenas o lado do desempenho pois a de TNT é descartável, podendo ser usada apenas uma vez, enquanto que as de outros materiais são laváveis, portanto mais duradouras.

Na simulação com máscara de uretano as partículas tanto vazam pelas frestas (amarelo) quanto pelo filtro não muito eficiente (azul), imagem do Riken

Disse que é preciso levar em conta o desempenho casado com a respirabilidade e o custo-benefício. Por isso, propõe usá-las de acordo com os ambientes. No escritório ou no trabalho preferir a de tecido, pois é boa na respirabilidade. Quando se refere à tecido, o teste foi feito com o de algodão, do tipo usado para confecção da camisa.

Quando for a locais como reuniões ou de ter que ficar mais próximo das pessoas sugere a de TNT. Mas é preciso lembrar que tem modelos das confeccionadas em TNT com filtro ruim. Para saber se é boa, ao usá-la, se a respirabilidade for mais difícil o filtro é bom.

*ウレタン é um tecido macio, mais espesso e levemente elástico. Muitas máscaras com esse material são coloridas e secam rapidamente depois de lavadas.

Fontes: Sankei e FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Shin Tomei: 120km/h em toda extensão de Shizuoka

Publicado em 27 de novembro de 2020, em Sociedade

Na fase experimental do limite de 120km/h não ocorreu nenhum acidente fatal. Todo trecho de Shizuoka será liberado para operação real.

3 faixas em cada pista da Shin-Tomei (Sankei)

A Polícia da Província de Shizuoka informou que, com a conclusão do trecho entre os entroncamentos de Gotemba a Hamamatsu Inasa, da via expressa Shin-Tomei, com 3 faixas em cada uma das pistas, no total de 145 quilômetros, será implementado o limite de velocidade de 120km/h como operação normal. 

Publicidade

Desde março de 2019, a polícia vem conduzindo uma operação experimental com velocidade máxima regulamentada de 120km/h nas duas pistas entre as IC de Shin Shizuoka a Mori Kakegawa. 

A Central Nippon Expressway Company ou Nexco está concluindo as obras dos trechos de 6 faixas entre as IC de Nagaizumi Numazu a Shin Shizuoka, de 53 quilômetros, bem como do trecho entre as IC de Fujieda Okabe a Shimada Kanaya, de cerca de 15 quilômetros.

De acordo com a Divisão de Regulação de Trânsito da Polícia de Shizuoka, não ocorreu nenhum acidente fatal no primeiro ano após o início do teste de 120km/h. Além disso o número de acidentes foi considerado estável. 

Informou que, com a abertura total do trecho da província de Shizuoka, está fazendo manutenção das placas de sinalização e assegurando todas as medidas para início da operação.

A implementação do limite de velocidade de até 120km/h começa às 14h de 22 de dezembro

Em amarelo a via expressa e em pontilhado de azul os 2 trechos sendo finalizados com 3 faixas em cada pista (Sankei)

Fonte: Shizuoka Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!