Dia Mundial do Tsunami: não se assuste com o alerta

O Dia Mundial do Tsunami foi estabelecido em 5 de novembro. Se receber alerta de tsunami não se assuste.

À esq. imagem do Grande Terremoto ao Leste do Japão (ANN), em 2011, e à dir. alerta emitido na manhã de quinta-feira (PM)

A data de 5 de novembro foi fixada no calendário internacional como Dia Mundial do Tsunami, proposto pelo Japão para as Nações Unidas. 

Publicidade

As províncias podem enviar um alerta de treinamento informando que um tsunami se aproxima, conforme o abaixo enviado às 10h03. Caso receba, saiba que se trata de exercício, por isso, não se assuste. Mas, é bom ter em mente que quando tiver uma ocorrência é esse o modelo de alerta que irá receber.

Alerta de emergência enviado pelo Centro de Prevenção de Desastres como treinamento (PM)

Pela primeira vez, as Nações Unidas compilaram diretrizes para contramedidas contra o tsunami com base na disseminação do novo vírus corona para escolas.

A diretriz foi formulada pelo PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Ásia-Pacífico e UNDRR-Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres, de acordo com o Dia Mundial do Tsunami, para que as escolas em todo o mundo possam usá-lo as medidas contra o tsunami.

Nessa data é importante relembrar que o Japão é um país suscetível a terremotos, os quais podem desencadear tsunami. Por isso, o kit emergência ou a mochila com os itens para serem levados para o abrigo são importantes, bem como ficar atento aos alertas

Diante do panorama da infecção pelo novo coronavírus é importante acrescentar na mochila itens como máscaras, álcool em gel, sabonete, termômetro e lenços de papel. 

Dentro dos abrigos é preciso tomar os cuidados de distanciamento social e higiene para o bem comum, a fim de não gerar um cluster de infecção.

Fonte: NHK 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Lives sobre os 30 anos anos da comunidade brasileira no Japão

Publicado em 5 de novembro de 2020, em Comunidade

Duas instituições de peso do Brasil farão lives com participação de personalidades de destaque da comunidade brasileira no Japão.

À esq. Liberdade em São Paulo (Flickr) e à dir. Castelo de Inuyama na primavera (Wikimedia)

Por iniciativa do Bunkyo-Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e CIATE-Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior um grande evento, com transmissão via YouTube, está programado por causa dos 30 anos da comunidade brasileira no Japão.

Publicidade

As transmissões serão todas feitas com traduções simultâneas, tanto para o japonês, quanto para o português, pois são convidados que falam os 2 idiomas.

“Ao longo destes 30 anos, muitos brasileiros enfrentaram inúmeras dificuldades, da mesma forma que outra parte alcançou sucesso nos postos de trabalho (ou estudos!); outros retornaram ao Brasil; além daqueles que optam por continuar no Japão.

Neste cenário, Bunkyo e CIATE unem forças para realizar uma série de lives para enfocar diversos aspectos que guardam íntima relação com a preocupação e expectativas dos brasileiros que, corajosamente, encararam a desafiante adaptação na terra de nossos antepassados”, conforme texto publicado na página web do Bunkyo.

Além das autoridades dos dois países, o advogado que cresceu na comunidade e se formou no Japão, Renan Eiji Teruya; bem como o médico brasileiro Yuki Shimada, formado em Shiga, estarão presentes. 

Não faltam também outras presenças ilustres como Mauricio de Sousa e o professor, escritor e palestrante Clóvis de Barros Filho.

Os horários e datas em novembro foram escolhidos de forma que os públicos do Brasil e Japão possam assistir.

  • 6 às 20h30 (Brasil) ou 7 às 8h30 (Japão)
  • 7  às 9h e 20h (Brasil) ou 7 às 21h e 8 às 8h (Japão)
  • 8 às 8h (Brasil) ou 8 às 20h (Japão)
  • 21 às 20h (Brasil) ou 22 às 8h (Japão)
  • 22 às 8h (Brasil) ou 22 às 20h (Japão)

Os canais no YouTube são do Bunkyo e CIATE (toque sobre os nomes para ser direcionado).

Para conferir os participantes por data toque aqui.

Fonte: Bunkyo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!