Aumento de suicídios em outubro, pelo 4.º mês consecutivo

Publicado em 11 de novembro de 2020, em Sociedade

Além do lamentável número em crescimento há um outro fator, o de aumento das mulheres.

Neste Artigo:
&nbspAumento de suicídios em outubro, pelo 4.º mês consecutivo
Imagem ilustrativa de Goran Horvat por Pixabay

Segundo dados do MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar e também da Agência Nacional de Polícia em outubro deste ano 2.153 pessoas cometeram suicídio.

Publicidade

Esse número é 40% maior do que o mesmo mês do ano passado. E também, a curva vem crescendo pelo quarto mês consecutivo. 

O número de suicídios esteve em declínio, entre janeiro a junho, mas começou a aumentar desde julho. Foram 1.840 em julho, 1.889 em agosto e 1.828 em setembro, dando um salto em outubro.

Os do sexo masculino foram maioria, com 1.302, com aumento de 21% em relação a outubro de 2019. Mas, teve um aumento de 83% entre as do sexo feminino, total de 851.

Crise por causa do novo coronavírus como pano de fundo

A região Kanto foi a que teve o maior número de pessoas que tiraram suas vidas. Foram 255 de Tóquio, 151 de Saitama e 148 de Kanagawa, todas com aumento de 50 a 82% em relação ao ano anterior. Mas não foi diferente em Aichi, com 126, e 105 de Fukuoka. 

O número de mulheres está aumentando desde julho e a instituição privada chamada Centro de Promoção de Contramedidas de Suporte ao Suicídio (いのち支える自殺対策推進センター) que trabalha na prevenção do suicídio vê os efeitos do novo coronavírus como o principal fator.

“A epidemia vem causando problemas graves, como dificuldades de subsistência e violência doméstica, o que pode ter provocado o aumento do suicídio das mulheres”, analisa.

O ministério tem uma linha direta chamada de こころの健康相談統一ダイヤル, lê-se kokoro no kenko soudan touitsu dial: 0570-064-556. Convida as pessoas que se sentem desesperadas para dialogar e encontrar uma luz. Ajude a divulgar esse número para que as pessoas saibam que não estão sós.

Fontes: Tokyo Shimbun e Yomiuri 


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Produtos Brasileiros no Japão