Aumento de 15% de consultas sobre violência sexual durante quarentena

Publicado em 9 de novembro de 2020, em Sociedade

O número de crimes e violência sexual aumentou durante o período da pandemia. A maioria das vítimas foi de parceiro que conheceu por app.

Neste Artigo:
&nbspAumento de 15% de consultas sobre violência sexual durante quarentena
Número de telefone exclusivo para as vítimas do abuso sexual

O número de consultas, em números preliminares, recebidas no primeiro semestre deste ano, de abril a setembro, nos centros de apoio em todo o país, sobre violência sexual, foi de 23.050. Isso significa um aumento de 15,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Publicidade

A análise do governo sobre essa questão é de que houve uma influência da abstenção de sair devido à quarentena e epidemia de infecção do novo coronavírus. Com isso, segundo os relatos das vítimas, o uso de apps de relacionamento e redes sociais à procura de um parceiro aumentou. Houve um aumento sensível de pessoas que sofreram abuso sexual do parceiro que conheceu dessa forma. 

Seiko Hashimoto, ministra da igualdade de gênero, informou que em abril e maio o número de consultas ficou na casa dos 3 mil mas a partir de junho aumentou para a casa dos 4 mil.

“Para diminuir o fardo físico e mental, gostaríamos de receber a consulta imediatamente após a ocorrência para fornecer apoio médico e psicológico com a maior firmeza possível”, declarou a ministra.

Na maioria desses casos em que se conhecem pelos apps de relacionamento “a outra pessoa pensa que quer se encontrar baseada na premissa de um relacionamento sexual e é forçada a ter uma relação sem consentimento”, explicou.

O Gabinete do Governo ampliou suas medidas de apoio e a partir de outubro passou a ser possível consultar pela linha direta #8891, comum em todo país, chamada de One Stop.  No entanto, apenas 20 das 47 províncias atendem 24 horas por dia, 365 dias por ano. O governo considera ampliar o atendimento 24 horas em todo o país até o final do ano.

&nbspAumento de 15% de consultas sobre violência sexual durante quarentena
Grave este número no seu smartphone
Fontes: Asahi e NHK


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Produtos Brasileiros no Japão