Um vírus aumenta o risco de depressão durante a fase latente da infecção

Foi a descoberta científica de uma equipe de pesquisadores de uma universidade no Japão.

Imagem ilustrativa de pessoa com depressão (Pixabay)

Uma das causas do suicídio é a depressão. E essa doença, segundo a OMS-Organização Mundial da Saúde, é uma das que mais incapacita as pessoas ao trabalho. Por isso, uma descoberta dá uma luz para a causa e tratamento.

Publicidade

Uma equipe de 9 pesquisadores do Hospital da Universidade Jikei, de Tóquio, fez uma descoberta que muda a forma de tratamento da depressão. Os pesquisadores indicam que a depressão não é uma doença psiquiátrica ou síndrome cuja origem está na fraqueza emocional da pessoa.

Professor e um dos integrantes da equipe de pesquisa, Kazuhiro Kondo (ANN)

Descobriram o gene do vírus que produz a substância que causa a depressãoSITH-1 uma nova proteína específica para infecção latente por HHV-6B ou herpesvírus 6B humano.

Os testes foram realizados com camundongos. Eles expressaram SITH-1 no local da infecção latente HHV-6B e apresentaram sintomas depressivos, segundo um dos pesquisadores, Kazuhiro Kondo.

A depressão não é uma doença que está por sua conta e risco devido à sua fraqueza

E quase todas as pessoas possuem esse herpesvírus mas pouco se sabe sobre o seu efeito da fase latente em seu hospedeiro. O herpesvírus humano 6B (HHV-6B) é um dos mais ubíquos – que está espalhado por todos os lugares, e os astrócitos olfativos são um dos locais mais importantes de sua latência. 

Sintomas depressivos devido a SITH-1 foram associados a um eixo HPA hiperativado. 

Kondo explicou que a proteína chamada SITH-1 aumenta devido à fadiga e ao estresse, e 80% dos pacientes deprimidos são afetados, sendo que podem ser examinados por exame de sangue.

“Se pode prevenir a depressão investigando se a pessoa tem tendência e ajustando seu estilo de vida e de trabalho. A depressão não é uma doença que está por sua conta e risco devido à sua fraqueza”, explicou, mudando o paradigma existente até então.

O professor Kondo também tem como objetivo desenvolver um tratamento fundamental para a depressão, diante do que foi descoberto.

O trabalho de pesquisa foi publicado no site Science Diret, em inglês.

Fontes: ANN, Jikei e Science Direct

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Calbee faz recall de salgadinhos de batata

Publicado em 5 de outubro de 2020, em Economia

Os alvos de recall chegam a 140 mil unidades. Se comprou um dos salgadinhos verifique o que fazer.

Jagarico Salada Bits (JNN)

Uma das gigantes fabricantes de produtos alimentícios, Calbee, informa sobre o recall de 2 tipos de salgadinhos de batata em sua página, com pedido de desculpas. 

Publicidade

Os alvos de coleta voluntária foram fabricados na planta de Kakamigahara (Gifu). Após reclamações de clientes, na segunda quinzena do mês passado, de que havia algo parecido com linhas brancas nos produtos. Constatou que uma parte da esteira estava danificada e pode ter entrado e se misturado aos salgadinhos, antes de ensacá-los. 

Não houve nenhum dano à saúde dos clientes.

São 144 mil pacotes no total, do Jagarico Salada Bits, sendo um de 38 gramas e outro de 4 pacotinhos de 14 gramas cada um.

Frente e verso da embalagem e em vermelho a data de vencimento (divulgação)

O de 38 gramas tem datas de vencimento em 24 e 25 de dezembro, sendo que o de 4×14 gramas têm prazos de 25, 26, 27, 28 e 31 de dezembro, mais o de 1.º de janeiro de 2021. 

Frente e verso da embalagem e em vermelho a data de vencimento (divulgação)

Caso tenha comprado e ainda não tenha aberto o pacote, solicita enviá-lo para:

〒504-0927 岐阜県各務原市上戸町7-7 

カルビー株式会社  各務原工場

Para grafia em letras romanas:

〒504-0927 Gifu-ken Kakamigahara-shi Jogo-cho 7-7

Calbee Kabushiki Kaisha   Kakamigahara Kojo

Lembra que deve informar o código postal do remetente, endereço completo, nome e telefone para que a empresa possa reembolsá-lo com um Quo Card. 

Se preferir telefonar o número é para chamada gratuita: 0120-55-8570, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, com atendimento somente em japonês.

Fonte: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!