Tufão continua causando chuva no sábado

O 14.º tufão do ano está perdendo potência, deixando de ser classificado como forte e mudou o curso. Mas, continua causando chuva em Kinki e Tokai.

Imagem do tufão, às 8h de sábado, mostra o curso de Kinki a Tokai (Tenki)

Segundo a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão o 14.º tufão estava a 200 quilômetros de Shionomisaki (Wakayama), se movendo lentamente, a 15 quilômetros por hora, sobre o Oceano Pacífico, às 7h45 de sábado (10). 

Publicidade

Embora tenha perdido potência, com 985hPa de manhã, vem causando chuvas intensas e ventos fortes nas províncias sob sua área de tempestade.

Em Kiho-cho (Mie), na divisa com Wakayama, ocorreu um deslizamento na virada do relógio para sábado. Os detritos da montanha fluíram para a estrada. Um depósito foi derrubado mas não há notícia de pessoa ferida. 

Imagem da chuva sobre Kansai, Tokai e Kanto, às 8h de sábado (Tenki)

Na região sul de Mie, o índice pluviométrico já passou de 400 mm, em Owase, por causa da chuva intermitente nas cidades da província e ora torrencial.

As chuvas deverão continuar até o final de sábado, não tão intensas, mas é preciso tomar cuidado com a ventania também. 

A previsão da precipitação no sábado é de 150 mm em Mie, 80 mm em Aichi e 40 mm em Gifu, com pico até o começo da tarde.

A recomendação é de não se aproximar da costa pois o mar continua agitado e de tomar cuidado com desastres como deslizamento e inundação.

Após as 18h o tufão Chan-hom muda o curso e faz uma curva para o Oceano Pacífico, portanto, sem efeitos para a região Kanto, conforme havia sido previsto anteriormente. A chuva em Kanto é por causa da frente sazonal e não do tufão.

No domingo (12) volta a se transformar em ciclone tropical e deverá passar sobre as ilhas Ogasawara (Tóquio).

Praia de Kumano, em Mie, a qual costuma ser tranquila, está agitada por causa dos efeitos do tufão (CBC TV, às 7h de sábado)

Fontes: NHK, CBC TV, Tenki e AMJ

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mie está sendo avisada da aproximação do tufão

Publicado em 9 de outubro de 2020, em Sociedade

Pescadores já tomaram medidas de segurança e os bombeiros estão avisando a população sobre a aproximação do 14.º tufão, desde o fim da tarde de sexta-feira.

Movimento do tufão indica Mie sob área de tempestade na manhã ou tarde de sábado (AMJ)

Por volta das 16h de sexta-feira (9) o tufão Chan-hom, o 14.º do ano, estava a 220 quilômetros do Cabo Ashizuri (Kochi), se movendo lentamente a norte do arquipélago, sobre o Oceano Pacífico. 

Publicidade

Em Murotomisaki-cho (Kochi) foi registrada rajada de vento de 32 metros por segundo, por volta das 14h. 

Em Tokai, Mie deverá ser a mais afetada

Na manhã de sexta-feira os pescadores de Owase (Mie) já fixaram as embarcações com cordas para evitar danos. 

Em Tsu (Mie) os bombeiros locais passaram, por volta das 17, avisando que a tempestade e a chuva ficarão mais fortes por causa da influência do tufão, embora não esteja tão próximo. Pediram à população para reforçar cuidados, tomando medidas de proteção.

Como o movimento do tufão é lento, fica difícil prever a aproximação, que pode ser entre a manhã e tarde de sábado.

O mar já está agitado em Mie, na tarde de sexta-feira (CBC TV)

Até a manhã de sábado (10) a previsão indica chuva ‘pesada’ em Mie e nas demais, Aichi e Gifu, um pouco mais moderadas. 

Em Mie a previsão é de 400 mm de precipitação até a manhã de sábado, enquanto em Aichi é de 100 e em Gifu, de 80. Em Shizuoka a previsão é de 250 mm até a tarde de sábado.

Verifique onde fica o abrigo mais próximo

A recomendação é de ficar atento às informações das autoridades locais para os avisos de desastres como cheia dos rios, risco de deslizamento e inundação, além da elevação das ondas. Se houver diretiva de evacuação convém seguir as instruções, especialmente se mora em área de risco conforme o hazard map (はざーどまっぷ). 

Enquanto tem fornecimento de energia elétrica confira onde pode buscar abrigo, tendo em mente os cuidados de higiene como uso da máscara e álcool para desinfecção das mãos, além do distanciamento social.

Preserve a sua vida e de sua família.

Fontes: AMJ, NHK e CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!