Possivelmente novo tufão na terça-feira

Um ciclone tropical está se desenvolvendo sobre o mar, ao sul do Japão. Certamente deverá se transformar em tufão.

Provável curso do atual ciclone tropical que poderá se transformar em tufão (Yahoo!)

É muito provável que na manhã de terça-feira (6) seja anunciada a formação do 14.º tufão do ano. Acontece que um ciclone tropical está em desenvolvimento, sobre o Pacífico, ao sul do Japão.

Publicidade

Segundo a AMJ – Agência de Meteorologia do Japão, na manhã de segunda-feira (5), às 7h10, a pressão atmosférica central desse fenômeno era de 1.000hPa, com velocidade máxima do vento de 23 metros por segundo.

A previsão indica que deverá se desenvolver como um grande e forte tufão, chegando a uma área de tempestade de 800 quilômetros e pressão atmosférica central de 970hPa.

Depois de causar forte impacto em Okinawa na quinta-feira, é provável que se mova em sentido ao arquipélago principal, afetando de Kyushu a Kansai, ampla área, no fim de semana.

Por isso, o desenvolvimento e movimento do futuro tufão requer atenção. 

Acompanhe as notícias por aqui.

→ Atualização: o 14.º tufão ocorreu antes do previsto. Leia a matéria tocando aqui.

Fontes: AMJ, Yahoo! e Weather News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mau cheiro em Kanagawa é intrigante

Publicado em 5 de outubro de 2020, em Sociedade

Odores de origem ainda desconhecida vêm deixando a população de várias cidades de Kanagawa com a pulga atrás da orelha.

Bombeiros mobilizados para atender às chamadas de mau cheiro (ANN)

Por volta das 17h de sábado (3) relatos como cheiro de borracha queimada chegaram ao Corpo de Bombeiros um atrás do outro, em Yokohama (Kanagawa).  Foram dezenas de telefonemas de pessoas residentes nos bairros de Naka, Kohoku e Kanagawa.

Publicidade

De acordo com o Corpo de Bombeiros e Delegacia de Polícia de Yamate nenhuma substância prejudicial foi detectada e a causa do odor desagradável é desconhecida.

Na parte sul da capital da província e também nas cidades de Yokosuka e Miura foram dezenas de relatos em 1.º deste mês. As pessoas informaram cheiros de tíner ou de borracha queimada.

Esses últimos relatos mais os de 4 de junho, 17 de julho, 21 de agosto e 19 de setembro, ainda não têm causa conhecida, por isso o governo de Kanagawa decidiu conduzir uma investigação. Até o momento não há informação sobre pessoas que tiveram mal-estar.

Relação com terremoto?

Manabu Takahashi, especialista em gerenciamento de risco de desastres, professor do Centro de Pesquisa de Civilização da Orla do Pacífico, da Universidade Ritsumeikan, analisa que “o recente terremoto e o odor ofensivo estão relacionados”. Referiu-se ao terremoto ocorrido em 27 de setembro, de intensidade 4, que abalou Shizuoka, Aichi e Nagano.

“Odores e terremoto: cada um desses fenômenos, acredita-se que o movimento da placa do Mar das Filipinas seja a causa. O leste do Japão está sobre a placa norte-americana enquanto o oeste sobre o da Eurásia. A placa do Mar das Filipinas é empurrada pela outra do Pacífico. Com o movimento dela podem ocorrer terremotos e pensa-se que pode ocorrer odores estranhos”.

Em outras palavras, nem o terremoto ocorrido em 27 de setembro nem os odores são fenômenos desconexos. No entanto, mesmo que a causa seja conhecida, é imprevisível quando e onde ocorrerá um grande terremoto. O assustador é que a subducção da placa do Mar das Filipinas pode estar levando a uma espécie de distorção das placas da América do Norte e da Eurásia ao seu limite.

Fontes: ANN, Kanagawa Shimbun, FNN e Gendai Digital

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!