Novo golpe: cuidado com e-mail ‘segundo benefício’

O governo alerta a população para não acessar uma página direcionada pelos golpistas no e-mail informando sobre o segundo benefício em dinheiro.

Imagem ilustrativa de mulher com smartphone (PxHere)

O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações informou, na quinta-feira (15), sobre e-mails mal intencionados já circulando, informando que o segundo benefício em dinheiro foi implementado como mais uma medida contra o novo coronavírus.  

Publicidade

Segundo o alerta esse e-mail falso tem como remetente o 総務省 (Ministério de Assuntos Internos e Comunicações), com título 二回目特別定額給付金の特設サイトを開設しました, o que significa abrimos o site especial do segundo benefício especial de valor fixo.

No corpo do e-mail há uma informação sobre o pagamento de 100 mil ienes para cada pessoa, com um link de acesso à página muito parecida com a do ministério. Há campos para preenchimento do nome, nacionalidade, número de telefone, entre outros dados pessoais. 

O ministério alerta para não abrir esse site pois é um fraudulento, de phishing. Ou seja, é para o criminoso roubar as informações pessoais. A recomendação é de descartar o e-mail suspeito, sem abri-lo, pois o governo não está fazendo o suposto segundo pagamento do benefício de 100 mil ienes por pessoa.

Somente na manhã de quinta-feira o ministério recebeu mais de 100 consultas sobre essa fraude, de pessoas de vários pontos do país.

Página de phishing, parecida com a do ministério (NNN)

Fontes: NNN e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dois brasileiros indiciados novamente por furto de carro de luxo

Publicado em 16 de outubro de 2020, em Crime

Eles foram presos mas foram liberados através de uma disposição criminal em pendência, mas foram indiciados novamente por outro caso.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!