Novo golpe: cuidado com e-mail ‘segundo benefício’

Publicado em 16 de outubro de 2020, em Sociedade

O governo alerta a população para não acessar uma página direcionada pelos golpistas no e-mail informando sobre o segundo benefício em dinheiro.

Neste Artigo:
&nbspNovo golpe: cuidado com e-mail ‘segundo benefício’
Imagem ilustrativa de mulher com smartphone (PxHere)

O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações informou, na quinta-feira (15), sobre e-mails mal intencionados já circulando, informando que o segundo benefício em dinheiro foi implementado como mais uma medida contra o novo coronavírus.  

Publicidade

Segundo o alerta esse e-mail falso tem como remetente o 総務省 (Ministério de Assuntos Internos e Comunicações), com título 二回目特別定額給付金の特設サイトを開設しました, o que significa abrimos o site especial do segundo benefício especial de valor fixo.

No corpo do e-mail há uma informação sobre o pagamento de 100 mil ienes para cada pessoa, com um link de acesso à página muito parecida com a do ministério. Há campos para preenchimento do nome, nacionalidade, número de telefone, entre outros dados pessoais. 

O ministério alerta para não abrir esse site pois é um fraudulento, de phishing. Ou seja, é para o criminoso roubar as informações pessoais. A recomendação é de descartar o e-mail suspeito, sem abri-lo, pois o governo não está fazendo o suposto segundo pagamento do benefício de 100 mil ienes por pessoa.

Somente na manhã de quinta-feira o ministério recebeu mais de 100 consultas sobre essa fraude, de pessoas de vários pontos do país.

&nbspNovo golpe: cuidado com e-mail ‘segundo benefício’
Página de phishing, parecida com a do ministério (NNN)
Fontes: NNN e NHK


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Produtos Brasileiros no Japão