Novo coronavírus em Gunma: governador e diplomatas brasileiros em ação

Incluindo a coexistência multicultural o governo local junto com o embaixador e cônsul-geral do Brasil, fizeram uma declaração conjunta para prevenção da infecção.

Embaixador Saboia entrega ao governador um símbolo dos 2 países, de flores de cerejeira e ipê (Sankei)

O quadro da infecção pelo novo coronavírus na província de Gunma, até quinta-feira (15) é de 763 pessoas infectadas no total e 19 mortes. 

Publicidade

Ainda que os números tenham reduzido, a situação é imprevisível. 

Com o acentuado percentual de estrangeiros infectados entre 10 a 16 de setembro e 18 a 24 do mesmo mês, com 70% e 80% em cada período, como brasileiros e peruanos, o governador da província buscou ajuda procurando os diplomatas brasileiros.

A maioria deles mora nas cidades cujos centros de saúde ficam em Isesaki, Ota e Tatebayashi. O que se levantou foram os hábitos peculiares dos estrangeiros, como abraços para os cumprimentos, como pano de fundo da disseminação da infecção. Embora sejam distribuídos avisos em português, o governo decidiu que necessitava de outras medidas.

Embaixador e cônsul visitam governador

Da esq. p/ dir. Cônsul-geral, Embaixador e Governador (fan page do Gunma One-stop Center)

Na quarta-feira o Embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Paes Saboia, e o Cônsul-Geral, João de Mendonça Lima Neto, visitaram o governador Ichita Yamamoto.

As 3 partes anunciaram cooperação mútua para a prevenção da disseminação dentro da comunidade verde amarela, composta de 12.600 residentes, segundo dados de dezembro de 2019. 

Na declaração foram incluídas as seguintes palavras: “darão atenção ao aperfeiçoamento da educação e da qualificação de um modo geral da comunidade brasileira, bem como aos seus direitos humanos básicos, tais como garantia do trabalho digno, e ainda, que unirão esforços para combater e superar o atual momento da crise gerado pelo Covid-19.”

O cônsul manifestou que gostaria de prosseguir concretamente com essas formas de cooperação e demonstrou intenção de continuar visitando a província.

O embaixador entregou ao governador um presente, em formato de árvore, com as duas flores que simbolizam os dois países, de cerejeira e ipê.

O governador já recebeu também visitas de cortesia dos embaixadores da China, Vietnã e Fiji.

Na página do Centro Comunitário Multicultural de Oizumi estão publicadas as mensagens dos 3 embaixadores: Brasil, Peru e Bolívia (toque aqui para ler).

Outro local onde há informações é na fan page Gunma One-stop Center, em português (toque aqui para ver).

À esq. o acordo e à dir. mensagem

Fontes: divulgação e Sankei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tropa de choque inibe manifestação popular gigantesca na Tailândia

Publicado em 15 de outubro de 2020, em Sociedade

Milhares de jovens foram às ruas na capital do país para protestar, na quarta, mas na quinta-feira isso foi proibido.

Mais de 10 mil pessoas na manifestação, inclusive na noite de quarta-feira (FNN)

Na Tailândia milhares de jovens vêm protestando repetidamente pela renúncia do Primeiro-Ministro Prayuth Chan-ocha, defensor da monarquia, e também da reforma do atual sistema da realeza. 

Publicidade

Na manifestação de quarta-feira (14), em frente ao gabinete do primeiro-ministro, em Bangkok, foram mais de 10 mil, maioria jovem.

Ocorreu um tumulto sem precedentes, seguindo até a noite. O carro que transportava a rainha foi cercado por eles. 

Os jovens estão quebrando o tabu em relação ao que é considerado intocável, o regime da monarquia. A liderança do movimento dizia sobre o palco “o rei é apenas um ser humano, não é um deus sagrado”. 

Embora houvesse possibilidade da manifestação prosseguir até sexta-feira (16), na quinta-feira (15), às 5h do horário local e 7h do Japão, foi anunciada medida de emergência proibindo agrupamento de mais de 5 pessoas. Assim, a tropa de choque começou a dispersar os manifestantes.

Há informação, não confirmada, de que pessoas da liderança do movimento foram detidas.

Tropa de choque no amanhecer de quinta-feira (NHK)

Fontes: NHK e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!