Mulher com legionelose: infectada em spa de Nagoia

A vítima foi internada com infecção pulmonar, chegando a ficar em coma. Foi encontrada a bactéria chamada legionela.

Instalação do ‘super sento’ foi fechada temporariamente após ter sido encontrada a bactéria (CBC TV)

Segundo a informação de segunda-feira (12), da prefeitura de Nagoia (Aichi), uma mulher na faixa dos 50 anos, foi internada no mês passado, em 24, com pneumonia e seu estado se agravou. Chegou a ter falência dos órgãos, ficou em coma, mas está se recuperando gradativamente.

Publicidade

O resultado do exame realizado pelo hospital mostrou a infecção pela bactéria legionela. Soube-se que ela esteve no Tenku Spa Hills, situado em Moriyama-ku, na cidade de Nagoia, em 7 de setembro. É uma instalação chamada de super sento no Japão, onde há ofuros para banho público.

Uma equipe do Centro de Saúde foi até o local, onde encontrou essa bactéria em diversos locais nesse spa, principalmente nos encanamentos. Suspendeu o expediente para que fosse feita a desinfecção. O trabalho foi concluído até 1.º deste mês  outubro e, como o resultado do teste foi negativo o expediente é retomado na terça-feira (13).

Como ocorre o contágio

Segundo o portal de saúde CUF, “a bactéria legionela está presente no meio aquático, por exemplo, em sistemas de água domésticos, jacuzzis e piscinas, ou, na natureza, em rios e lagos. O seu contágio ocorre, não de pessoa para pessoa, mas pela inalação de gotículas de água quente suspensas no ar”. 

Essa bactéria causa a legionelose, um tipo de pneumonia, cujos sintomas aparecem em 5 a 6 dias depois de aspirar a bactéria. 

A legionelose pode ser mortal, porém, com um tratamento adequado o paciente pode ser salvo.

Fontes: CBC TV, Tokai TV, CTV e CUF

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aichi terá primeiro hospital exclusivo para pacientes com Covid-19

Publicado em 13 de outubro de 2020, em Sociedade

Esse é o primeiro hospital da região destinado exclusivamente para pacientes infectados pelo novo coronavírus. Inaugura esta semana.

Imagem ilustrativa de médica atendendo paciente (PxFuel)

O governo da província de Aichi transformou o atual Hospital Aichi Municipal de Okazaki em provincial, para tratamento exclusivo dos pacientes infectados pelo novo coronavírus. 

Publicidade

O novo tipo de atendimento começará em 15 deste mês.

Na segunda-feira (12) a equipe médica composta por 8 profissionais se reuniu pela primeira vez, para conhecer todas as instalações e para simulação prática. Na equipe há médicos especializados em doenças infecciosas e também do aparelho respiratório. 

Eles usaram uma máscara especial, um pouco pesada, com uma ventilação que corta 99,97% dos vírus, portanto muito mais eficiente do que a conhecida N95 usada pelas instituições hospitalares.

O hospital foi assim designado para reduzir a carga dos demais, os quais estão em situação difícil com a gestão. Com a pandemia o número de pessoas para fazer consulta e exames caiu expressivamente pelo temor de contágio. 

Transformar um hospital existente com fim exclusivo de tratamento dos pacientes com Covid-19 poderá ser um alívio para esses demais.

Além dos médicos são 38 enfermeiros no quadro, com previsão de expansão, chegando a mais de 100 em caso de necessidade. Da mesma forma, é possível ampliar o número de médicos para 17, se for o caso. 

Na fase inicial serão 50 leitos para pacientes com sintomas leves e moderados, com capacidade para dobrar o número caso seja necessário. 

Fontes: CBC TV e Chunichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!