Mais de 65 mil demitidos pela crise desencadeada pelo novo coronavírus

Esses são os números apurados desde fevereiro, de trabalhadores demitidos e com contrato suspenso, até o começo de outubro.

Imagem ilustrativa de carteira vazia (Flickr)

O MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar divulgou na terça-feira (13) o total acumulado, incluindo a previsão, de 65.121 pessoas demitidas ou que tiveram o contrato suspenso, por conta da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus.

Publicidade

Esses são os dados levantados até 9 deste mês, sendo que o desemprego na indústria da manufatura aumentou em 551 em relação à semana anterior, o maior aumento da semana.

No geral, houve aumento de 1.774 cortes em relação à semana anterior. Cerca de 50% são de trabalhadores não regulares, como arubaitos. Por setor, a indústria da transformação tem o maior número, com 11.623 pessoas. Em segundo vem o segmento de restaurantes e bares com 10.207, depois o varejo com 8.964, hotelaria com 8.107 e haken – empreiteiras e empresas apresentadoras de pessoal – com 4.775 pessoas.

Tóquio teve o maior número de cortes de pessoal com 16.240, seguido por Osaka com 6.122.

Diferente da crise de 2008 

As demissões e suspensões de contrato vêm sendo analisadas pelo governo desde fevereiro deste ano. A grande maioria dos prejudicados trabalhava como contratado não regular, representando 70%. A indústria da manufatura foi a que mais cortou, com cerca de 40%.

Diferente da pior crise anterior, Lehman Shock, não é a indústria da manufatura a principal a ser afetada, mas também as de serviços e varejo. As empresas estão tentando se manter se beneficiando dos subsídios do governo.

Fontes: Chunichi e Fukui Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Gifu amplia e facilita teste virológico em clínicas e hospitais

Publicado em 14 de outubro de 2020, em Sociedade

O governador decidiu facilitar a realização do teste do novo coronavírus, prevendo epidemia da influenza concomitantemente no outono-inverno.

Kit de teste mais rápido que PCR (CBC TV)

Em preparação para a epidemia simultânea do novo coronavírus e da influenza, o governador da província de Gifu informou na terça-feira (13) que iniciará um novo sistema de atendimento médico. 

Publicidade

Esse permite a realização de consultas e testes virológicos, não apenas em centros de saúde, mas também nas clínicas onde têm médicos da família, caso tenha sintoma suspeitando de ser do novo coronavírus.

O governador Hajime Furuta designou 412 clínicas e hospitais da província como instituições médicas para consulta e realização do teste rápido do Sars-Cov-2, como medida preventiva às epidemias que poderão ocorrer concomitantemente no outono-inverno.

A partir de quarta-feira (14) as pessoas que tiverem suspeita podem telefonar para uma dessas instituições e marcar consulta. 

O governador informou que essa medida aumenta em cerca de 9 vezes a quantidade dos testes, anteriormente PCR, passando a até 9 mil por dia.  

Fontes: CBC TV e Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!