Deslizamentos em Mie pela passagem do 14.º tufão e volta do sol

O 14.º tufão se afastou da costa, com menos potência, mas deixou marcas em Mie. Formação do 15.º no domingo.

Deslizamentos em Kiho, à esq., e à dir. sobre o salão principal de um templo em Toba (CBC TV)

Segundo o último boletim da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, às 8h45 de domingo (11), o 14.º tufão do ano, já com bem menos potência – 990hPa – se afastou da costa e está se movendo a 20 quilômetros por hora, a 150 km da ilha vulcânica Hachio (Hachiojima).

Publicidade

Mesmo afastado é a causa da ventania e elevação de ondas em Shizuoka e das ilhas pertencentes a Tóquio no domingo.

Na região Tokai, foi a causa de chuva histórica em Owase (Mie), ultrapassando 600 mm, sendo que em Iga (Mie) teve alerta de evacuação, já cancelado. Em alguns locais da província ocorreram deslizamentos, como em Toba, cujos detritos fluíram para o salão principal de um templo, no sábado (10). No mesmo dia, em Kiho-cho, o deslizamento fechou uma estrada. Em nenhum dos locais os desastres causaram vítimas. 

Sol e calor em Tokai 

Após a passagem do tufão, o domingo é convidativo para passeios. Mas é preciso tomar cuidado com as altas temperaturas, não típicas de um dia de outono.

Nas cidade de Gifu e Tajimi (Gifu) a máxima deverá chegar a 30ºC, enquanto em Nagoia e Toyohashi (Aichi) 29 e 27ºC, respectivamente. Em Mie a previsão de máxima é de 28ºC em Tsu, Yokkaichi e Owase. 

Na região, há previsão de dias ensolarados, ora nublados, até quinta-feira.

Novo tufão 

Os dois tufões no domingo (Yahoo!)

Às 6h de domingo foi formado um novo tufão, o 15.º, batizado de Linfa, no Mar da China Meridional. Está se movendo a 20 km/h a oeste, com baixa potência, de 1.000hPa. 

Esse tufão deve seguir curso para o oeste no Mar da China Meridional e se transformar em ciclone tropical na segunda-feira (12), já próximo de Laos.

A média de tufões em outubro é de 3,6. Com o 14.º e 15.º, os dois deste mês, ainda é possível que se forme mais um ou dois.

Fontes: AMJ, NHK, Weather News, Yahoo! e CBC TV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão continua causando chuva no sábado

Publicado em 10 de outubro de 2020, em Sociedade

O 14.º tufão do ano está perdendo potência, deixando de ser classificado como forte e mudou o curso. Mas, continua causando chuva em Kinki e Tokai.

Imagem do tufão, às 8h de sábado, mostra o curso de Kinki a Tokai (Tenki)

Segundo a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão o 14.º tufão estava a 200 quilômetros de Shionomisaki (Wakayama), se movendo lentamente, a 15 quilômetros por hora, sobre o Oceano Pacífico, às 7h45 de sábado (10). 

Publicidade

Embora tenha perdido potência, com 985hPa de manhã, vem causando chuvas intensas e ventos fortes nas províncias sob sua área de tempestade.

Em Kiho-cho (Mie), na divisa com Wakayama, ocorreu um deslizamento na virada do relógio para sábado. Os detritos da montanha fluíram para a estrada. Um depósito foi derrubado mas não há notícia de pessoa ferida. 

Imagem da chuva sobre Kansai, Tokai e Kanto, às 8h de sábado (Tenki)

Na região sul de Mie, o índice pluviométrico já passou de 400 mm, em Owase, por causa da chuva intermitente nas cidades da província e ora torrencial.

As chuvas deverão continuar até o final de sábado, não tão intensas, mas é preciso tomar cuidado com a ventania também. 

A previsão da precipitação no sábado é de 150 mm em Mie, 80 mm em Aichi e 40 mm em Gifu, com pico até o começo da tarde.

A recomendação é de não se aproximar da costa pois o mar continua agitado e de tomar cuidado com desastres como deslizamento e inundação.

Após as 18h o tufão Chan-hom muda o curso e faz uma curva para o Oceano Pacífico, portanto, sem efeitos para a região Kanto, conforme havia sido previsto anteriormente. A chuva em Kanto é por causa da frente sazonal e não do tufão.

No domingo (12) volta a se transformar em ciclone tropical e deverá passar sobre as ilhas Ogasawara (Tóquio).

Praia de Kumano, em Mie, a qual costuma ser tranquila, está agitada por causa dos efeitos do tufão (CBC TV, às 7h de sábado)

Fontes: NHK, CBC TV, Tenki e AMJ

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!