Antes do previsto, formação do 14.º tufão

O novo tufão ganha potência se transformando na categoria de grande e forte. Há possibilidade de se aproximar do arquipélago principal.

Imagem da previsão do curso do tufão 14 (AMJ)

Às 10h30 de segunda-feira (5) a AMJ – Agência de Meteorologia do Japão informou sobre a formação do 14.º tufão do ano, antecipando o previsto para a manhã de terça-feira. 

Publicidade

Batizado pelo Laos de Chan-hom, cujo significado é nome de uma árvore, tem 998hPa de pressão atmosférica central e velocidade máxima do vento, de 25 metros por segundo. 

Está se movendo sobre o Oceano Pacífico, ao sul do país, de forma lenta, a oeste. Deverá ganhar potência, chegando a 970hPa, na quinta-feira (8), com área de tempestade de 430 quilômetros de diâmetro, portanto classificado como grande e forte. 

Entre 9 e 10 deverá se aproximar de Kyushu e depois de Shikoku provocando forte tempestade e chuva. Na sexta-feira a previsão é de que o diâmetro aumente para 750 quilômetros. Portanto, a imensa área de tempestade abrange de Okinawa a Tokai.

Ainda é uma previsão, portanto, poderá mudar seu curso dependendo das condições climáticas. Por isso, fique atento às próximas notícias.

Fontes: JMA, Tenki e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Possivelmente novo tufão na terça-feira

Publicado em 5 de outubro de 2020, em Sociedade

Um ciclone tropical está se desenvolvendo sobre o mar, ao sul do Japão. Certamente deverá se transformar em tufão.

Provável curso do atual ciclone tropical que poderá se transformar em tufão (Yahoo!)

É muito provável que na manhã de terça-feira (6) seja anunciada a formação do 14.º tufão do ano. Acontece que um ciclone tropical está em desenvolvimento, sobre o Pacífico, ao sul do Japão.

Publicidade

Segundo a AMJ – Agência de Meteorologia do Japão, na manhã de segunda-feira (5), às 7h10, a pressão atmosférica central desse fenômeno era de 1.000hPa, com velocidade máxima do vento de 23 metros por segundo.

A previsão indica que deverá se desenvolver como um grande e forte tufão, chegando a uma área de tempestade de 800 quilômetros e pressão atmosférica central de 970hPa.

Depois de causar forte impacto em Okinawa na quinta-feira, é provável que se mova em sentido ao arquipélago principal, afetando de Kyushu a Kansai, ampla área, no fim de semana.

Por isso, o desenvolvimento e movimento do futuro tufão requer atenção. 

Acompanhe as notícias por aqui.

→ Atualização: o 14.º tufão ocorreu antes do previsto. Leia a matéria tocando aqui.

Fontes: AMJ, Yahoo! e Weather News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!