Tufão n.º 10: tempestade e chuva jamais vivenciadas antes

Publicado em 5 de setembro de 2020, em Sociedade

A agência meteorológica pede à população de Kyushu, especialmente das províncias mais ao sul da região, que busquem abrigo seguro até a manhã de domingo.

Neste Artigo:

&nbspTufão n.º 10: tempestade e chuva jamais vivenciadas antes
Olho do 10.º tufão, extremamente forte, é bem visível (NHK)
Na noite de sábado (5), o 10.º tufão do ano já está sendo a causa do vendaval nas ilhas Daito, um grupo de 3, ficam a leste da ilha principal, província de Okinawa, cerca de 340 quilômetros de distância de Naha. A população, de cerca de 2 mil pessoas, já está abrigada.

Publicidade

Desde a manhã de sábado está sob tempestade, a qual piora tarde da noite pois fica praticamente sob o olho do tufão e, depois, as ilhas Amami (Miyazaki), na manhã de domingo. 

A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ realizou mais uma coletiva de imprensa, às 20h de sábado, para atualizar o movimento do tufão Haishen, extremamente forte, com 920hPa, grande e temeroso.

&nbspTufão n.º 10: tempestade e chuva jamais vivenciadas antes
Previsão de curso do tufão n.º 10 (Tenki)

Sem perder a força o Haishen segue de Daitojima a Amami, com rajadas de vento que chegam a 70 metros por segundo. Isso significa danificar ou derrubar parte das casas ou edifícios e veículos. Ainda, as ondas ganham altura jamais vistas, parecidas com tsunami.

Kagoshima poderá ter alerta especial do tufão – dado só quando ele é igual ou abaixo de 930hPa – na manhã de domingo, por causa dos fenômenos nunca vistos antes, informou a AMJ na coletiva de imprensa. Portanto, a sugestão é de buscar abrigo em local seguro, no máximo durante a manhã de domingo, seguindo as instruções das autoridades locais. 

Poderá ter rajadas de vento violentas, de 45 a 60 m/s ou mais, por isso, é preciso ter vigilância extrema, como também ondas muito elevadas, maré alta. 

Há risco de destruição parcial de casas e edifícios, blackout por causa da queda de postes, quebra-mar pode ser destruído, maré alta e ondas muito altas podem inundar áreas costeiras, além de chuva intensa desde a noite de domingo, de 500 a 800mm em 24 horas. 

Veja a previsão do curso do tufão.

  • 6h de domingo: Daitojima fica praticamente sob o olho do tufão com 920hPa, se deslocando a 15km, em sentido a Amami (Kagoshima). A ilha principal de Okinawa fica sob parte da área de tempestade  
  • 12h de domingo: Amami 
  • 18h de domingo: Yakushima (Kagoshima) 920hPa, podendo perder um pouco a força, chegando a 940hPa
  • 21h de domingo: Kyushu já entra na área de tempestade do tufão até segunda-feira. Estão previstas rajadas de vento de até 70m/s em Kagoshima, Kumamoto e Nagasaki, e de até 60m/s em Fukuoka e Miyazaki

As indústrias de Fukuoka, tanto as automotivas quanto outras, já informaram que o expediente será suspenso na segunda-feira. Poderão suspender no domingo, dependendo da situação. 

No sul de Kyushu as empresas de transporte – companhias aéreas, férreas, marítimas, shinkansen e outras – também já informaram que estarão com operação suspensa, parcialmente no domingo e total na segunda-feira.

De Okinawa a Tokai há previsão de chuva, sendo mais forte em Amami e Kyushu. Nas áreas norte e sul de Kyushu a previsão indica índice pluviométrico de 48 horas equivalente ao de um mês, tamanha a intensidade.

Se mora em um desses locais a serem afetados pelo tufão, busque abrigo seguro, seja em casa de parentes, amigos, hotel ou local de evacuação indicado pela prefeitura. Além disso, como o smartphone é uma fonte de informação, lembre-se de deixá-lo com 100% de carga de bateria. 

&nbspTufão n.º 10: tempestade e chuva jamais vivenciadas antes
Infográfico: Tenki
Fontes: coletiva de imprensa AMJ, NHK, ANN, JNN e Tenki


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão