Tufão n.º 10: pessoas feridas, apagões e danos materiais

Publicado em 7 de setembro de 2020, em Sociedade

Por onde passou o tufão Haishen ficaram marcas, com pessoas feridas, corte de energia elétrica em larga escala e danos ainda incalculáveis.

Neste Artigo:
&nbspTufão n.º 10: pessoas feridas, apagões e danos materiais
Trabalhadores da cidade de Uki, em Kumamoto, removem as árvores derrubadas pelo vento do tufão (ANN)

Segundo o último boletim da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, das 6h de segunda-feira (7), o 10.º tufão do ano, grande e muito forte, estava praticamente sobre a cidade de Tsushima (Nagasaki). Embora tenha perdido a força, ainda estava com 950hPa, se deslocando a 40 quilômetros por hora. Deverá seguir o curso pelo Mar do Japão em sentido a Península Coreana.

Publicidade

Por causa dos riscos de desastres foi dada ordem de evacuação para cerca de 4,1 milhões de famílias, no total de mais de 8,8 milhões de pessoas, em 11 províncias. Foram em Fukuoka, Saga, Nagasaki, Kumamoto, Oita, Miyazaki, Kagoshima, Yamaguchi, Ehime, Tokushima e Kochi, no domingo. As pessoas tiveram que conciliar o abrigo com o distanciamento social para evitar a infecção. 

&nbspTufão n.º 10: pessoas feridas, apagões e danos materiais
Pessoas no abrigo, com distanciamento social (NHK)

De acordo com o levantamento realizado pela NHK até a manhã de segunda-feira 27 pessoas se feriram em Kyushu, sendo 6 de cada em Miyazaki e Nagasaki, 3 em Oita, 2 de cada em Fukuoka e Kumamoto e 1 em Saga, alguns com fratura.

Apagões inclusive em Mie

Segundo a Chugoku Electric Power, na província de Yamaguchi 71,4 mil pontos tiveram corte de energia elétrica.

Segundo a Kyushu Electric Power, até as 6h de segunda-feira são 475.910 pontos com apagão.

A Chubu Electric Power informou sobre blackout também em Mie, na manhã de segunda-feira. Até 7h são cerca de 1.330 pontos em Tsu, cerca de 260 em Odai e cerca de 20 em Owase. 

Cerca de 2 mil das 3.937 lojas de conveniência das 7 províncias de Kyushu, mais Okayama, Hiroshima, Yamaguchi, mais as 4 de Shikoku, estão com horário de expediente reduzido desde sábado ou parcialmente fechadas. 

Em Okinawa, no domingo

Ainda sem informações dos danos materiais em Kyushu e Shikoku, nas ilhas Daito, em Okinawa, foram grandes, tanto nas edificações quanto na agricultura, no domingo, quando o olho do tufão estava sobre elas. 

Praticamente todos os habitantes das ilhas foram evacuados e 1.270 pontos das ilhas tiveram apagão.

Uma tubulação de água estourou, 4 telhados foram levados, mais 3 destruições totais de armazéns e 1 parcial. A porta metálica, tipo veneziana, do aeroporto de Kita Daito foi danificada pelas rajadas de vento. 

Na ilha principal diversas árvores foram derrubadas pelo vendaval. Assista ao vídeo com imagens gravadas no dia seguinte. 

Fontes: JMA, NHK, ANN, Ryukyu Shimpo e Okinawa Times


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão