Tufão n.º 10 é da classe de advertência especial, comparado ao mortal de 1959

Publicado em 2 de setembro de 2020, em Sociedade

A informação sobre a potência do tufão Haishen é de que pode se desenvolver ao ponto do que devastou Mie e Aichi, chamado de Isewan Taifu, em 1959.

Neste Artigo:
&nbspTufão n.º 10 é da classe de advertência especial, comparado ao mortal de 1959
Dois tufões, sendo que o 10.º pode gerar advertência especial (JNN)

Segundo informação da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, de quarta-feira (2), o tufão de número 10 é da classe de advertência especial e teme-se que o impacto seja devastador por onde passar. 

Publicidade

A previsão é de que entre domingo e segunda-feira (6 e 7), deva se deslocar das Ilhas Amami para Kyushu, com impacto direto, colocando a região sob sua área com fortíssima tempestade. 

Poderá provocar elevação de ondas, rajadas de vento e chuva, todas históricas. Embora ainda seja um tanto quanto precoce para prever seu desenvolvimento de forma pontual, poderá causar desastres enormes.

Para ter uma ideia, dependendo da pressão atmosférica central, o impacto pode ser devastador ou mortal, como aconteceu anteriormente na história.

  • 925hPa: 2.º Tufão Muroto ou Nancy, em setembro de 1961, causou inundações nas regiões portuárias de Osaka e Kobe, as rajadas de vento de mais de 50m/s e chuva devastaram Kansai
  • 929hPa: Tufão Isewan ou Vera, em setembro de 1959, é considerado até hoje o mais mortal, devastando Mie e Aichi, com mais de 5 mil pessoas desaparecidas
  • 930hPa: Tufão n.º 13, em 1993 ou Yancy, em setembro de 1993, se aproximou de Kagoshima, foi considerado o terceiro mais violento do Japão
  • 950hPa: Tufão n.º 21 ou Jebi, em setembro de 2018, de categoria muito forte, devastou Osaka e Hyogo

Quando um tufão chega a 930hPa a AMJ anuncia advertência especial. Por isso, a recomendação é de ficar atento ao movimento desse de número 10, o Haishen.   

Há possibilidade de ser mais potente do que esse que devastou Osaka, o Jebi.

Fontes: JNN, Weather News e FNN


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão