Tufão n.º 10 é da classe de advertência especial, comparado ao mortal de 1959

A informação sobre a potência do tufão Haishen é de que pode se desenvolver ao ponto do que devastou Mie e Aichi, chamado de Isewan Taifu, em 1959.

Dois tufões, sendo que o 10.º pode gerar advertência especial (JNN)

Segundo informação da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, de quarta-feira (2), o tufão de número 10 é da classe de advertência especial e teme-se que o impacto seja devastador por onde passar. 

Publicidade

A previsão é de que entre domingo e segunda-feira (6 e 7), deva se deslocar das Ilhas Amami para Kyushu, com impacto direto, colocando a região sob sua área com fortíssima tempestade. 

Poderá provocar elevação de ondas, rajadas de vento e chuva, todas históricas. Embora ainda seja um tanto quanto precoce para prever seu desenvolvimento de forma pontual, poderá causar desastres enormes.

Para ter uma ideia, dependendo da pressão atmosférica central, o impacto pode ser devastador ou mortal, como aconteceu anteriormente na história.

  • 925hPa: 2.º Tufão Muroto ou Nancy, em setembro de 1961, causou inundações nas regiões portuárias de Osaka e Kobe, as rajadas de vento de mais de 50m/s e chuva devastaram Kansai
  • 929hPa: Tufão Isewan ou Vera, em setembro de 1959, é considerado até hoje o mais mortal, devastando Mie e Aichi, com mais de 5 mil pessoas desaparecidas
  • 930hPa: Tufão n.º 13, em 1993 ou Yancy, em setembro de 1993, se aproximou de Kagoshima, foi considerado o terceiro mais violento do Japão
  • 950hPa: Tufão n.º 21 ou Jebi, em setembro de 2018, de categoria muito forte, devastou Osaka e Hyogo

Quando um tufão chega a 930hPa a AMJ anuncia advertência especial. Por isso, a recomendação é de ficar atento ao movimento desse de número 10, o Haishen.   

Há possibilidade de ser mais potente do que esse que devastou Osaka, o Jebi.

Fontes: JNN, Weather News e FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pigeon inaugura Banco de Leite Humano

Publicado em 2 de setembro de 2020, em Sociedade

Mais um banco de leite materno foi inaugurado, bem maior e mais equipado, inspirado quando da visita do presidente da empresa ao Brasil.

Instalações do Banco de Leite Humano da Pigeon (Tokyo Shimbun)

A Pigeon, fabricante de produtos para bebês e crianças, inaugurou na terça-feira (1.º) um Banco de Leite Humano nas instalações da sede, em Nihonbashi, Chuo-ku, em Tóquio.

Publicidade

Para manter a segurança do leite materno doado, o novo banco é equipado para pasteurização e um freezer para armazená-lo, sob a supervisão de dois funcionários da JHMBA-Associação dos Bancos de Leite Materno do Japão.

Irá fornecer seis vezes mais do que o primeiro inaugurado em 2013 no Hospital Koto Toyosu da Universidade Showa, também em Tóquio. Tem capacidade para 2 mil litros de leite humano por ano para salvar 600 recém-nascidos.

Norimasa Kitazawa, presidente da Pigeon disse na cerimônia do corte de fitas “o leite materno é muito importante para o sistema imune. Porque não conseguimos fazer isso no Japão?”, se referindo ao banco. Se questionou quando visitou um dos bancos no Brasil em 2018, o que o motivou a criar um na sua empresa.

Da esq. p/ dir. presidente da Pigeon, diretor da associação dos BLH e ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (Tokyo Shimbun)

Katsumi Mizuno, professor da Universidade Showa, também diretor representante da associação relembrou de uma mãe que perdeu seu bebê internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), continuou fornecendo leite em meio ao luto. “Por favor, use no lugar do meu filho”, teria dito. 

De acordo com a associação, são cerca de 7 mil bebês nascidos no Japão com menos de 1.500 gramas por ano. Eles precisam desse leite materno doado para o sistema imune, para a nutrição e para o seu desenvolvimento. Mas nem todas as mães têm leite a oferecer para esses recém-nascidos precocemente e o armazenado no banco do leite humano ainda é insuficiente para atender todos.

Mulheres que podem fornecem leite materno para doação podem se inscrever no site da associação (toque aqui).

Caso compreenda o idioma japonês assista ao vídeo explicativo abaixo.

Fontes: JHMBA e Tokyo Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!