Mais um tufão, o pior dos últimos anos, segue para o arquipélago principal

Publicado em 2 de setembro de 2020, em Sociedade

Conforme previsão o décimo tufão do ano se formou na noite de terça-feira e seguirá aumentando sua potência para o arquipélago principal.

Neste Artigo:
&nbspMais um tufão, o pior dos últimos anos, segue para o arquipélago principal
Tufão número 10 deverá fazer rota em sentido a Kyushu e Shikoku (Tenki)

A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão informou por volta das 22h20 de terça-feira (1.º) sobre a ocorrência do tufão de número 10 às 21h. Foi batizado pela China como Haishen, o que significa deus do mar.

Publicidade

Na manhã de quarta-feira (2) está nas proximidades das Ilhas Marianas, ganhou mais potência pois às 7h estava com 996hPa de pressão atmosférica central. No dia seguinte deverá ser classificado como forte e na sexta-feira (4), muito forte.

Entre domingo a segunda-feira o Haishen deverá se aproximar diretamente de Kyushu, colocando a região sob o olho. As ilhas Amami e Shikoku estarão sob a área de vento. Na pior situação será um tufão devastador, com uma potência não alcançada nos últimos anos. 

É importante considerar todas as possibilidades e se preparar para a pior situação nessas regiões, alertam as empresas de meteorologia.

O último dessa categoria foi o 21.º de 2018, quando se aproximou diretamente de Kansai com pressão atmosférica de 950hPa, classificado como muito forte. Com rajadas de vento de 50m/s causou muitos danos em Kansai, pois além da tempestade severa ainda choveu. O piso do KIX-Aeroporto Internacional de Kansai ficou submerso e toda a área costeira de Kobe ficou inundada.

Por que tufões um atrás do outro

Segundo a empresa Weather News e o noticiário ANN a área do Oceano Pacífico com alta temperatura na superfície está muito maior do que nos últimos anos. A AMJ anunciou que a temperatura da superfície do mar em agosto foi a mais alta desde o início das estatísticas, com 30ºC. Com temperatura igual ou superior a 28ºC fica propícia para a formação de tufões.

Normalmente, um tufão passa e agita a água do mar para diminuir a temperatura da superfície do mar, mas este ano não ocorreu um que fizesse isso.

O tufão número 10 se transformou de um ciclone tropical formado quando a temperatura estava mais alta do que 30ºC.

Fontes: AMJ, Weather News, Tenki, ANN e News Digest


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão