Japão tem a maior proporção de idosos no mundo

Publicado em 21 de setembro de 2020, em Sociedade

Segundo o ministério, o número de pessoas no Japão com idade igual ou superior a 65 anos foi um recorde de 36,17 milhões desde a última terça-feira (15).

Neste Artigo:
&nbspJapão tem a maior proporção de idosos no mundo
Grupo, incluindo idosos, esperando ônibus em terminal no Japão (ilustrativa/banco de imagens PM)

De acordo com o ministério de assuntos internos do Japão, o número de idosos na nação apresentou uma nova alta recorde.

Publicidade

A proporção de idosos em relação à população total também é a mais alta no mundo.

Os dados foram publicados no domingo (20), um dia antes do Japão marcar o Dia do Respeito ao Idoso.

Segundo o ministério, o número de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos foi um recorde de 36,17 milhões desde a última terça-feira (15). Isso representa um aumento de 300 mil em relação ao ano passado.

A proporção de idosos para a população total é um recorde de 28,7%, marcando um aumento de 0,3 ponto percentual ante o ano anterior.

Dados das Nações Unidas também mostram que a proporção de idosos do Japão é a maior no mundo e mais de 5 pontos percentuais superior à da Itália.

O ministério disse que a população idosa do Japão é formada por cerca de 15,73 milhões de homens e aproximadamente 20,44 milhões de mulheres. O grupo feminino é maior em 4,71 milhões.

Mais de 25% da população feminina no total tem idade igual ou superior a 70. Essa é a primeira vez que o número passou a marca de um quarto.

O Japão tinha 8,92 milhões de trabalhadores idosos no ano passado, a maioria nos setores de atacado e varejo. Eles contaram por 13,3% da mão de obra geral e ambos os números são altas recordes.

Um em cada 4 idosos, ou 24,9%, estava empregado. Isso representou um ganho pelo 8º ano consecutivo e foi uma das maiores proporções entre as nações industrializadas.

O Instituto Nacional de População e Pesquisa de Seguridade Social projeta que os idosos do Japão formarão 35,3% da população em 2040, revelando o rápido envelhecimento da nação.

Fonte: NHK, Mainichi


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Produtos Brasileiros no Japão