Japão confirma primeiro caso de doença de Kawasaki pós-coronavírus

Publicado em 11 de setembro de 2020, em Sociedade

A Kawasaki é uma doença de causa desconhecida que afeta principalmente crianças pequenas e resulta em febre alta, erupção cutânea, entre outros.

Neste Artigo:
&nbspJapão confirma primeiro caso de doença de Kawasaki pós-coronavírus
Médico examinando criança (ilustrativa/banco de imagens PM)

Um menino de 1 ano foi diagnosticado com a doença de Kawasaki, em que vasos sanguíneos ficam inflamados pelo corpo, após ser hospitalizado por causa do novo coronavírus em Tóquio no fim do mês de março.

Publicidade

Embora a ligação entre o novo coronavírus e a Kawasaki não seja clara, essa é a primeira vez que uma pessoa foi diagnosticada com a doença após contrair o vírus no Japão. Casos similares foram reportados no exterior, e especialistas estão pedindo às pessoas que fiquem em alerta.

O Centro Médico de Crianças Metropolitano de Tóquio em Fuchu anunciará o caso na versão em inglês do jornal da Sociedade de Pediatria do Japão, o Pediatrics International, num futuro próximo.

A Kawasaki é uma doença de causa desconhecida que afeta principalmente crianças pequenas e resulta em febre alta, olhos, lábios e línguas avermelhados, erupção cutânea, vermelhidão nos braços e pernas e inchaço das glândulas do pescoço.

Descobrir a doença em estágio inicial e fornecer tratamento para reduzir a inflamação dos vasos sanguíneos é fundamental.

De acordo com o centro, a mãe do menino contraiu coronavírus em meados de março e seu filho teve febre, tosse e nariz escorrendo uma semana depois.

Como a criança teve contato próximo com a mãe, ela foi submetida a um teste de reação em cadeia da polimerase (PCR) e o resultado foi positivo.

Depois o menino testou negativo e recebeu alta do centro, mas passadas 3 semanas ele foi tratado novamente porque teve febre.

O menino foi diagnosticado com sintomas da doença de Kawasaki incluindo inchaço das glândulas do pescoço, vermelhidão nas palmas das mãos e erupção cutânea no corpo.

O centro forneceu derivados do sangue para reduzir a inflamação e outro tratamento, e a temperatura corporal da criança se normalizou no dia seguinte e ela se recuperou rápido.

Na América do Norte e na Europa, houve um aumento no número de casos de pacientes apresentando sintomas similares aos da doença de Kawasaki, e porque em muitas ocorrências os pacientes haviam anteriormente sido infectados pelo novo coronavírus, alguns apontaram uma ligação entre as duas doenças.

No centro, 14 crianças entre 0 e 11 anos foram diagnosticadas com a doença de Kawasaki de março a maio. Dessas, somente o menino de 1 ano testou positivo durante um exame de anticorpos para coronavírus.

Kazuhiro Uda do departamento de doenças infecciosas, médico que atendeu o menino, diz que somente um caso não significa que as duas doenças estão correlacionadas.

Entretanto, ele alertou, “gostaria que profissionais da saúde e pais observassem as crianças que desenvolvem sintomas da doença de Kawasaki de um a dois meses depois caso elas forem infectadas pelo coronavírus”.

“Se elas desenvolverem sintomas que chamem sua atenção, é importante consultar um médico, ir ao hospital e fornecer tratamento no estágio inicial”.

Fonte: Mainichi


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão