Japão confirma primeiro caso de doença de Kawasaki pós-coronavírus

A Kawasaki é uma doença de causa desconhecida que afeta principalmente crianças pequenas e resulta em febre alta, erupção cutânea, entre outros.

Médico examinando criança (ilustrativa/banco de imagens PM)

Um menino de 1 ano foi diagnosticado com a doença de Kawasaki, em que vasos sanguíneos ficam inflamados pelo corpo, após ser hospitalizado por causa do novo coronavírus em Tóquio no fim do mês de março.

Publicidade

Embora a ligação entre o novo coronavírus e a Kawasaki não seja clara, essa é a primeira vez que uma pessoa foi diagnosticada com a doença após contrair o vírus no Japão. Casos similares foram reportados no exterior, e especialistas estão pedindo às pessoas que fiquem em alerta.

O Centro Médico de Crianças Metropolitano de Tóquio em Fuchu anunciará o caso na versão em inglês do jornal da Sociedade de Pediatria do Japão, o Pediatrics International, num futuro próximo.

A Kawasaki é uma doença de causa desconhecida que afeta principalmente crianças pequenas e resulta em febre alta, olhos, lábios e línguas avermelhados, erupção cutânea, vermelhidão nos braços e pernas e inchaço das glândulas do pescoço.

Descobrir a doença em estágio inicial e fornecer tratamento para reduzir a inflamação dos vasos sanguíneos é fundamental.

De acordo com o centro, a mãe do menino contraiu coronavírus em meados de março e seu filho teve febre, tosse e nariz escorrendo uma semana depois.

Como a criança teve contato próximo com a mãe, ela foi submetida a um teste de reação em cadeia da polimerase (PCR) e o resultado foi positivo.

Depois o menino testou negativo e recebeu alta do centro, mas passadas 3 semanas ele foi tratado novamente porque teve febre.

O menino foi diagnosticado com sintomas da doença de Kawasaki incluindo inchaço das glândulas do pescoço, vermelhidão nas palmas das mãos e erupção cutânea no corpo.

O centro forneceu derivados do sangue para reduzir a inflamação e outro tratamento, e a temperatura corporal da criança se normalizou no dia seguinte e ela se recuperou rápido.

Na América do Norte e na Europa, houve um aumento no número de casos de pacientes apresentando sintomas similares aos da doença de Kawasaki, e porque em muitas ocorrências os pacientes haviam anteriormente sido infectados pelo novo coronavírus, alguns apontaram uma ligação entre as duas doenças.

No centro, 14 crianças entre 0 e 11 anos foram diagnosticadas com a doença de Kawasaki de março a maio. Dessas, somente o menino de 1 ano testou positivo durante um exame de anticorpos para coronavírus.

Kazuhiro Uda do departamento de doenças infecciosas, médico que atendeu o menino, diz que somente um caso não significa que as duas doenças estão correlacionadas.

Entretanto, ele alertou, “gostaria que profissionais da saúde e pais observassem as crianças que desenvolvem sintomas da doença de Kawasaki de um a dois meses depois caso elas forem infectadas pelo coronavírus”.

“Se elas desenvolverem sintomas que chamem sua atenção, é importante consultar um médico, ir ao hospital e fornecer tratamento no estágio inicial”.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tóquio será incluída no programa de subsídio de viagens do governo

Publicado em 11 de setembro de 2020, em Sociedade

Tóquio será incluída no programa de subsídios de viagens domésticas do governo a partir de 1º de outubro. Saiba mais.

A campanha é designada a ajudar a indústria turística a se recuperar da pandemia do coronavírus (NHK)

O ministro do turismo do Japão, Kazuyoshi Akaba, disse nesta sexta-feira (11) que o governo incluirá Tóquio em seu programa de subsídios de viagens domésticas a partir de 1º de outubro, após ter excluído a capital da campanha desde seu início em julho em meio a um aumento nos casos de coronavírus.

Publicidade

O anúncio ocorreu um dia após o governo metropolitano ter diminuído seu alerta de vírus em um nível, do mais alto de quatro, e decidiu suspender no dia 15 de setembro seu pedido para estabelecimentos que servem nas áreas centrais da capital reduzirem seus horários de funcionamento.

Com o número de novos casos em Tóquio em uma tendência descendente nos últimos dias, o plano para a campanha Go To Travel deve ser finalizado após uma reunião à tarde do subcomitê do governo sobre medidas contra a pandemia de coronavírus.

A campanha

A campanha de viagem, designada a ajudar a indústria turística a se recuperar da pandemia do coronavírus, foi lançada em 22 de julho sem Tóquio, visto que o número de casos diários na capital continuou atingindo altas recordes na época.

Sob a campanha de ¥1,35 trilhão (US$12,7 bilhões), os viajantes, atualmente, desfrutam de um desconto de 35% em suas despesas centradas em taxas de acomodação.

Entretanto, a partir de 1º de outubro, os viajantes também poderão receber cupons que valem 15% dos custos totais que podem ser usados para alimentação, compras e outras atividades oferecidas nos destinos.

Estima-se que pelo menos 7,81 milhões de pessoas se hospedaram em hotéis no Japão entre 27 de julho e 3 de setembro sob o programa de subsídio, de acordo com a Agência de Turismo do Japão.

Piscina de hotel resort na cidade de Shima, província de Mie (agosto de 2020/PM)

A inclusão de Tóquio, que tem uma população de cerca de 14 milhões, provavelmente ajudará áreas regionais a atraírem mais turistas.

Mesmo assim, preocupações persistem de que isso possa causar um ressurgimento de infecções em outras partes do Japão, com o ministério do turismo pedindo aos hotéis e outras acomodações relacionadas que tomem medidas suficientes contra o vírus.


Atualização às 23h30 de sexta-feira (11)

Decisão sobre adição de Tóquio à campanha Go To Travel é adiada

Um painel de especialistas que aconselha o governo japonês ainda aprovará um plano para adicionar Tóquio à campanha Go To Travel a partir de outubro.

Em uma reunião do painel nesta sexta-feira (11), os especialistas concordaram em tomar uma decisão final sobre o assunto baseado na situação de infecções pelo coronavírus no fim de setembro.

Fonte: Mainichi, NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!