Governo reforçará orçamento de suporte do ensino de japonês para crianças estrangeiras

Publicado em 4 de setembro de 2020, em Sociedade

A medida faz parte dos esforços do governo japonês para garantir que as crianças estrangeiras não percam oportunidades de aprendizado.

Neste Artigo:
&nbspGoverno reforçará orçamento de suporte do ensino de japonês para crianças estrangeiras
Segundo o ministério, muitas crianças estrangeiras estão fora da escola no Japão (ilustrativa/banco de imagens PM)

O governo reforçará o suporte para crianças estrangeiras com necessidade de educação em língua japonesa com uma planejada duplicação do orçamento como parte de esforços para garantir que elas não percam oportunidades de aprendizado, disse o Ministério da Educação na quinta-feira (3).

Publicidade

Baseado em uma pesquisa conduzida no ano passado, o ministério estima que mais de 19 mil de um total de 124 mil crianças estrangeiras em instituições de ensino do primário ou do ginásio no Japão não frequentam a escola de forma alguma, incluindo as internacionais.

Ele também descobriu que há crescente demanda para educação em língua japonesa em escolas públicas do primário e ginásio.

Ao contabilizar a falta de participação, o ministério disse que algumas crianças e responsáveis podem não ter comando suficiente da língua japonesa e o suporte varia entre governos locais, com a maioria enviando somente avisos em relação a matrículas em japonês.

O ministério separou um orçamento de cerca de ¥700 milhões (US$6,6 milhões) neste ano fiscal para medidas de suporte, o qual incluiu a cobertura de um terço dos custos de trabalho de tutores do idioma japonês e assistentes para fornecer orientações na língua nativa das crianças.

O ministério planeja solicitar uma duplicação do orçamento para o ano fiscal de 2021 a fim de atender as necessidades crescentes de governos locais.

Ele também criará materiais em vídeo multilíngues e realizará sessões de treinamento para professores em escolas públicas com o objetivo de possibilitar a admissão de mais crianças estrangeiras.

Ao contrário dos estudantes japoneses, os estrangeiros não estão sujeitos à educação compulsória.

O ministério, entretanto, pede às escolas públicas que garantam que crianças estrangeiras no Japão tenham as mesmas oportunidades educacionais que os estudantes locais.

Fonte: Mainichi


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão