Forte tufão Haishen chega ao sudoeste do Japão

Ordens de evacuação e alertas foram emitidos para mais de 8 milhões de pessoas em Kyushu e no oeste do Japão.

O forte tufão Haishen passa por Kyushu (NHK)

O tufão extremamente forte Haishen chegou mais perto do sudoeste do Japão e continuou a se mover sentido norte neste domingo (6), cobrindo grande parte da região Kyushu em uma zona de tempestade e levando autoridades locais a pedirem que mais de 8 milhões de pessoas evacuassem em uma ampla área do país.

Publicidade

A Agência de Meteorologia do Japão – AMJ pediu cautela máxima e fez um apelo à população, para que fiquem vigilantes em relação à chuva forte, ventania, ondas altas e marés de tempestade, apesar de dizer que o sistema enfraqueceu ligeiramente.

O tufão passou perto de Okinawa e na ilha remota de Amami-Oshima (Kagoshima) e deve se mover ao norte, ao largo da costa de Kyushu a partir da noite deste domingo até a manhã de segunda-feira (7), disse a AMJ.

Mar em Kagoshima na tarde deste domingo, 6 de setembro (FNN)

Ele deve alcançar a península coreana até a manhã de segunda-feira, de acordo com a AMJ.

Pelo menos 17 pessoas nas províncias de Kagoshima, Kumamoto, Miyazaki e Nagasaki ficaram feridas devido ao tufão, segundo contagem da agência Kyodo desde as 22h.

Ordens de evacuação e alertas foram emitidos para mais de 8,59milhões de pessoas de mais de 4 milhões de residências em Kyushu e no oeste do Japão, de acordo com um cálculo separado da Kyodo desde as 22h deste domingo.

Fechamento de fábricas por causa do tufão

O segundo tufão a atingir o país em menos de uma semana também está interrompendo as atividades econômicas. Grandes fabricantes que têm plantas nas áreas de Kyushu e oeste do Japão, como a Toyota, Nissan e Sony, decidiram suspender as operações na segunda-feira (7) para garantir a segurança de seus funcionários.

Falhas nos serviços de empresas de telefonia móvel

A operadora de telefonia móvel SoftBank disse que seus serviços de comunicação foram interrompidos neste domingo em partes das províncias de Kagoshima e Okinawa devido a falhas de energia e mau funcionamento nos cabos que conectam estações de base causadas pelo forte tufão.

A KDDI também reportou falhas de comunicação em Kagoshima e Nagasaki devido ao Haishen e ao tufão Maysak que atingiu o Japão na semana passada.

Suspensão de voos e serviços ferroviários

O tufão também levou à suspensão de operações de transporte público. A Japan Airlines – JAL e a All Nippon Airways – ANA suspenderam mais de 300 voos, centrados naqueles de e para Kyushu e Okinawa, neste domingo, e decidiu suspender mais de 370 na segunda-feira.

A Kyushu Railway disse que suspenderá suas operações de shinkansen e trens convencionais na segunda-feira e terça-feira, e os retomará gradualmente assim que a segurança for confirmada.

A West Japan Railway deve cancelar o serviço da Sanyo Shinkansen entre as estações de Hiroshima e Hakata (Fukuoka) durante toda a segunda-feira e reduzir operações de trem em outras partes da linha, afetando um total de 125 serviços e cerca de 32,8 mil passageiros.

Até 500mm de chuva em Kyushu

Áreas ao sul de Kyushu devem receber até 500mm de chuva nas 24 horas até as 18h de segunda-feira, disse a AMJ. O norte de Kyushu e a região central de Tokai devem registrar até 400mm.

Desde as 18h deste domingo, o tufão estava se movendo a uma velocidade de 35Km/h a cerca de 70Km a oeste da ilha Yaku. Ele sustentava pressão atmosférica de 945 hectopascais em seu centro, carregando ventos de até 216Km/h.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fábricas fecharão por causa do tufão

Publicado em 6 de setembro de 2020, em Sociedade

Pela segurança de seus funcionários, fabricantes de carros e eletrônicos dizem que vão fechar suas fábricas nas regiões Kyushu e Chugoku na segunda-feira (7).

Apesar do Haishen ter enfraquecido ligeiramente, mas a agência de meteorologia pede às pessoas que se mantenham em alerta máximo (AMJ)

Com a aproximação do tufão Haishen, o 10º da temporada, principais fabricantes de carros e eletrônicos dizem que vão fechar suas fábricas nas regiões Kyushu e Chugoku na segunda-feira (7) pela segurança de seus funcionários.

Publicidade

A Toyota Motor Kyushu disse que suspenderá a produção diurna em uma planta de montagem em duas fábricas de peças na província de Fukuoka na segunda-feira.

A companhia ainda vai decidir sobre o turno noturno.

A Honda informou que suspenderá temporariamente a produção em sua fábrica de motos na província de Kumamoto.

A fabricante de equipamentos de precisão Canon disse que suspenderá operações em 7 fábricas nas províncias de Oita, Nagasaki e Miyazaki, onde câmeras digitais e impressoras são produzidas.

A Mitsubishi Electric decidiu suspender operações em suas fábricas de semicondutores nas províncias de Fukuoka e Kumamoto e em sua planta de Nagasaki onde sistemas de geração de energia estão sendo montados.

Lojas de conveniência também suspendem ou reduzem horários de operações

Principais redes de lojas de conveniência planejam fechar ou reduzir horário de funcionamento em suas franquias no sudoeste do Japão por causa do tufão Haishen.

A Seven-Eleven tomará a medida em cerca de 1.650 lojas de um total de 2.671 na região Kyushu e na província de Yamaguchi.

A FamilyMart fará o mesmo em cerca de 600 de suas 1,8 mil lojas em Kyushu e na província de Okinawa.

O grupo Lawson também fechará ou reduzirá horário de funcionamento de 1.060 lojas de um total de 1.691 em Kyushu, assim como nas províncias de Yamaguchi e Ehime.

Todos os três grupos disseram que depende de cada uma das lojas decidir por quanto tempo as medidas vão durar.

A Agência de Meteorologia do Japão pede às pessoas que se mantenham em alerta máximo mesmo com o fato do tufão Haishen, agora ameaçando o sudoeste do Japão, tenha enfraquecido ligeiramente.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!