Fábricas fecharão por causa do tufão

Pela segurança de seus funcionários, fabricantes de carros e eletrônicos dizem que vão fechar suas fábricas nas regiões Kyushu e Chugoku na segunda-feira (7).

Apesar do Haishen ter enfraquecido ligeiramente, mas a agência de meteorologia pede às pessoas que se mantenham em alerta máximo (AMJ)

Com a aproximação do tufão Haishen, o 10º da temporada, principais fabricantes de carros e eletrônicos dizem que vão fechar suas fábricas nas regiões Kyushu e Chugoku na segunda-feira (7) pela segurança de seus funcionários.

Publicidade

A Toyota Motor Kyushu disse que suspenderá a produção diurna em uma planta de montagem em duas fábricas de peças na província de Fukuoka na segunda-feira.

A companhia ainda vai decidir sobre o turno noturno.

A Honda informou que suspenderá temporariamente a produção em sua fábrica de motos na província de Kumamoto.

A fabricante de equipamentos de precisão Canon disse que suspenderá operações em 7 fábricas nas províncias de Oita, Nagasaki e Miyazaki, onde câmeras digitais e impressoras são produzidas.

A Mitsubishi Electric decidiu suspender operações em suas fábricas de semicondutores nas províncias de Fukuoka e Kumamoto e em sua planta de Nagasaki onde sistemas de geração de energia estão sendo montados.

Lojas de conveniência também suspendem ou reduzem horários de operações

Principais redes de lojas de conveniência planejam fechar ou reduzir horário de funcionamento em suas franquias no sudoeste do Japão por causa do tufão Haishen.

A Seven-Eleven tomará a medida em cerca de 1.650 lojas de um total de 2.671 na região Kyushu e na província de Yamaguchi.

A FamilyMart fará o mesmo em cerca de 600 de suas 1,8 mil lojas em Kyushu e na província de Okinawa.

O grupo Lawson também fechará ou reduzirá horário de funcionamento de 1.060 lojas de um total de 1.691 em Kyushu, assim como nas províncias de Yamaguchi e Ehime.

Todos os três grupos disseram que depende de cada uma das lojas decidir por quanto tempo as medidas vão durar.

A Agência de Meteorologia do Japão pede às pessoas que se mantenham em alerta máximo mesmo com o fato do tufão Haishen, agora ameaçando o sudoeste do Japão, tenha enfraquecido ligeiramente.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão n.º 10: tempestade e chuva jamais vivenciadas antes

Publicado em 5 de setembro de 2020, em Sociedade

A agência meteorológica pede à população de Kyushu, especialmente das províncias mais ao sul da região, que busquem abrigo seguro até a manhã de domingo.

Olho do 10.º tufão, extremamente forte, é bem visível (NHK)

Na noite de sábado (5), o 10.º tufão do ano já está sendo a causa do vendaval nas ilhas Daito, um grupo de 3, ficam a leste da ilha principal, província de Okinawa, cerca de 340 quilômetros de distância de Naha. A população, de cerca de 2 mil pessoas, já está abrigada.

Publicidade

Desde a manhã de sábado está sob tempestade, a qual piora tarde da noite pois fica praticamente sob o olho do tufão e, depois, as ilhas Amami (Miyazaki), na manhã de domingo. 

A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ realizou mais uma coletiva de imprensa, às 20h de sábado, para atualizar o movimento do tufão Haishen, extremamente forte, com 920hPa, grande e temeroso.

Previsão de curso do tufão n.º 10 (Tenki)

Sem perder a força o Haishen segue de Daitojima a Amami, com rajadas de vento que chegam a 70 metros por segundo. Isso significa danificar ou derrubar parte das casas ou edifícios e veículos. Ainda, as ondas ganham altura jamais vistas, parecidas com tsunami.

Kagoshima poderá ter alerta especial do tufão – dado só quando ele é igual ou abaixo de 930hPa – na manhã de domingo, por causa dos fenômenos nunca vistos antes, informou a AMJ na coletiva de imprensa. Portanto, a sugestão é de buscar abrigo em local seguro, no máximo durante a manhã de domingo, seguindo as instruções das autoridades locais. 

Poderá ter rajadas de vento violentas, de 45 a 60 m/s ou mais, por isso, é preciso ter vigilância extrema, como também ondas muito elevadas, maré alta. 

Há risco de destruição parcial de casas e edifícios, blackout por causa da queda de postes, quebra-mar pode ser destruído, maré alta e ondas muito altas podem inundar áreas costeiras, além de chuva intensa desde a noite de domingo, de 500 a 800mm em 24 horas. 

Veja a previsão do curso do tufão.

  • 6h de domingo: Daitojima fica praticamente sob o olho do tufão com 920hPa, se deslocando a 15km, em sentido a Amami (Kagoshima). A ilha principal de Okinawa fica sob parte da área de tempestade  
  • 12h de domingo: Amami 
  • 18h de domingo: Yakushima (Kagoshima) 920hPa, podendo perder um pouco a força, chegando a 940hPa
  • 21h de domingo: Kyushu já entra na área de tempestade do tufão até segunda-feira. Estão previstas rajadas de vento de até 70m/s em Kagoshima, Kumamoto e Nagasaki, e de até 60m/s em Fukuoka e Miyazaki

As indústrias de Fukuoka, tanto as automotivas quanto outras, já informaram que o expediente será suspenso na segunda-feira. Poderão suspender no domingo, dependendo da situação. 

No sul de Kyushu as empresas de transporte – companhias aéreas, férreas, marítimas, shinkansen e outras – também já informaram que estarão com operação suspensa, parcialmente no domingo e total na segunda-feira.

De Okinawa a Tokai há previsão de chuva, sendo mais forte em Amami e Kyushu. Nas áreas norte e sul de Kyushu a previsão indica índice pluviométrico de 48 horas equivalente ao de um mês, tamanha a intensidade.

Se mora em um desses locais a serem afetados pelo tufão, busque abrigo seguro, seja em casa de parentes, amigos, hotel ou local de evacuação indicado pela prefeitura. Além disso, como o smartphone é uma fonte de informação, lembre-se de deixá-lo com 100% de carga de bateria. 

Infográfico: Tenki

Fontes: coletiva de imprensa AMJ, NHK, ANN, JNN e Tenki

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!