Cuidado com chamadas de números misteriosos

Especialistas recomendam não atender às chamadas telefônicas de números estranhos, com prefixo de outros países. São de golpistas.

Exemplo de um número de telefone fornecido pela Tobila Systems para NNN

Chamadas de números de telefones ainda misteriosos intrigam os usuários de smartphone no Japão. Ainda não se sabe quantas dessas chamadas já entraram mas há relatos de mais de 5 mil por dia, segundo matéria da NNN de terça-feira (29).

Publicidade

Em geral têm prefixos de números dos países de origem como +1, +855, +83 ou +422. Esses últimos são desconhecidos, ou seja, não existem. 

De acordo com relato de um entrevistado, residente em Okinawa, em 25 deste mês, quando atendeu ouviu voz feminina e ele teria dito “excuse me”. Mas a voz falando em chinês continuou, o que se supõe que seja um áudio gravado. 

O representante da empresa Tobila Systems avalia que é preciso cuidado pois já tem vítimas de golpe.

Uma mulher que compreende e fala o mandarim recebeu um telefonema e ouviu do interlocutor “foram enviados para uma pessoa de Wuhan 10 cartões de conta bancária e uma grande quantidade de máscaras, em seu nome e número de telefone. Isso é ilegal”.

O sujeito se identificou como sendo funcionário da Segurança Pública da China. “Para resolver este problema é preciso fazer pagamentos”, teria dito. Assim, a mulher fez depósitos com total de 4,41 milhões de ienes.

Há outros relatos de pessoas que receberam a chamada com corte ao atender. Retornaram a ligação e tiveram debitados de sua conta 500 ienes pela “chamada internacional”. 

O representante da empresa Tobila Systems aconselha a não atender esse tipo de chamada, tampouco retornar a ligação pois pode entrar na lista dos criminosos. A Docomo informa que não é gerado nenhum custo ao atender esse tipo de chamada, mas se retornar pode ser que a ligação não seja completada ou incida custo se o interlocutor atender. 

Fontes: NNN e Tokyo Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mudanças nas recomendações para viagens ao exterior

Publicado em 30 de setembro de 2020, em Sociedade

Austrália, Vietnã, Nova Zelândia e outros países estão na lista de reavaliação do governo do Japão.

Mulher aguardando seu voo. (ilustrativa PM)

Após a propagação do vírus Covid-19 pelo mundo, o Ministério das Relações Exteriores do Japão emitiu a “Recomendação de suspensão de viagens ao exterior” .

Publicidade

Mas como alguns países estão controlando o surto de propagação do vírus e diminuindo os casos de contágio, o governo japonês decidiu rever as regras e pretende retirar gradualmente as restrições para alguns países em outubro.

Devem sair da lista de restrições os países e regiões que recentemente estão com baixo número de novas infecções de Covid-19. Mais de 10 países com baixos números de novas infecções, como Austrália, Nova Zelândia e Vietnã, provavelmente serão os primeiros candidatos.

Vale lembrar que cada país tem o poder de aceitar ou não visitantes estrangeiros em seu território.

E para que a nova medida possa entrar em vigor com o apoio e aceitação desses países, o governo do Japão avaliará a situação do vírus em território nacional para assegurar que as pessoas viagem ao exterior com segurança.

Fontes: Nikkei e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!