Agência de Meteorologia faz melhoria nas informações sobre tufões

Publicado em 8 de setembro de 2020, em Sociedade

A melhoria começa com a informação precoce da previsão da formação do tufão ainda quando é ciclone tropical, usando recurso do supercomputador.

Neste Artigo:
&nbspAgência de Meteorologia faz melhoria nas informações sobre tufões
Imagem ilustrativa de tufão (PxHere)

A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão informou na segunda-feira (7) que a partir das 15h de 9 deste mês passará a informar mais cedo sobre a previsão de formação de um tufão ainda quando é ciclone tropical. 

Publicidade

Outra informação importante para a população é a previsão do curso. Até então essa previsão para os próximos 3 dias. Mas, a partir dessa data passará a informar sobre a possibilidade dos próximos 5 dias.

A precisão da previsão do curso e força foi aprimorada com a melhoria da capacidade de cálculo pelo sistema do supercomputador atualizado em junho de 2018. Como resultado a AMJ será capaz de fornecer previsões dentro de 24 horas antes que o ciclone tropical se transforme em tufão, além do aumento do período de previsão do curso. Assim, espera-se quando um ciclone tropical ou tufão se aproximar do Japão possam ser tomadas medidas de prevenção de desastres antecipadamente.

E a partir de março de 2021 a agência planeja começar a fornecer informações com mais precisão sobre a probabilidade de uma determinada região entrar na área de tempestade do tufão, antes das 24 horas do horário previsto.

A melhoria no sistema foi feita porque do no passado um ciclone tropical evoluiu para o tufão, o de n.º 15, nas águas próximas ao Japão, cerca de 3 dias antes de passar sobre a região afetada. Muitas vozes da região afetada, relacionadas à prevenção de desastres, teriam dito que gostariam de ter obtido informações antes.

Diante dessa mudança nas informações, a AMJ espera que seja útil aos órgãos relacionados à prevenção.

Fontes: Mainichi e Travel Watch


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão