Tufão n.º 9: Okinawa e Amami em risco

Publicado em 31 de agosto de 2020, em Sociedade

O tufão Maysak se aproxima de Okinawa e, pela primeira vez este ano, as ilhas estão sob risco de forte para extremamente forte tempestade.

Neste Artigo:
&nbspTufão n.º 9: Okinawa e Amami em risco
Imagem: Windy, às 7h50 de segunda-feira, mostra a área vermelha e roxa do tufão Maysak

Segundo informação da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, das 6h45 de segunda-feira (31), o tufão Maysak ganhou potência. De tamanho grande e classificado como forte está se movendo lentamente – 20 km/h – do sul de Okinawa, em sentido às ilhas Amami (Kagoshima). 

Publicidade

Está com pressão atmosférica central de 955 hectopascais e velocidades máxima do vento no centro de 40m/s e instantânea máxima de 60/s.

Até as 18h deverá estar a 200km de Naha, capital de Okinawa, mais desenvolvido, classificado como muito forte, com pressão atmosférica central de 935hPa até 1.º ou 2.

Por se deslocar lentamente Okinawa e Amami ficarão mais tempo sob seus efeitos, podendo ser danosos. A partir da tarde de segunda-feira as rajadas de vento tenderão a ser fortes e a noite a previsão é de extremamente fortes, podendo quebrar postes, arrancar árvores, danificar seriamente os edifícios, com as rajadas de vento estimadas em 15 a 50 metros por segundo ou, de 54 a 180 quilômetros por hora.

Este tufão é comparado ao de final de agosto de 2018, o qual tombou caminhões, danificou postes causando apagões em 250 mil pontos, mais de 50 feridos e outros danos. Além disso, coincide com o período de maré alta, o que eleva o perigo de inundações que chegaram a 3,4 metros, como em Nanjo e Kadena. 

O governador de Okinawa, Denny Tamaki, fez um pronunciamento incomum no domingo alertando a população para se prevenir pois poderão ocorrer cortes de energia elétrica e de água. Antes que a situação piore é para buscar abrigo, incluindo casa mais segura de parentes ou amigos. 

O tufão de número 9 deverá afetar Okinawa entre segunda e terça-feira e Amami na terça. 

Na quarta e quinta-feira (3) a área oeste – de Kyushu a Kansai – deverá ter tempestade e chuva pela influência do 9.º tufão. Fique atento às próximas notícias.

Fontes: Weather Map, AMJ, Tenki e Ryukyu Shimpo


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão