Tufão n.º 9: Okinawa e Amami em risco

O tufão Maysak se aproxima de Okinawa e, pela primeira vez este ano, as ilhas estão sob risco de forte para extremamente forte tempestade.

Imagem: Windy, às 7h50 de segunda-feira, mostra a área vermelha e roxa do tufão Maysak

Segundo informação da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, das 6h45 de segunda-feira (31), o tufão Maysak ganhou potência. De tamanho grande e classificado como forte está se movendo lentamente – 20 km/h – do sul de Okinawa, em sentido às ilhas Amami (Kagoshima). 

Publicidade

Está com pressão atmosférica central de 955 hectopascais e velocidades máxima do vento no centro de 40m/s e instantânea máxima de 60/s.

Até as 18h deverá estar a 200km de Naha, capital de Okinawa, mais desenvolvido, classificado como muito forte, com pressão atmosférica central de 935hPa até 1.º ou 2.

Por se deslocar lentamente Okinawa e Amami ficarão mais tempo sob seus efeitos, podendo ser danosos. A partir da tarde de segunda-feira as rajadas de vento tenderão a ser fortes e a noite a previsão é de extremamente fortes, podendo quebrar postes, arrancar árvores, danificar seriamente os edifícios, com as rajadas de vento estimadas em 15 a 50 metros por segundo ou, de 54 a 180 quilômetros por hora.

Este tufão é comparado ao de final de agosto de 2018, o qual tombou caminhões, danificou postes causando apagões em 250 mil pontos, mais de 50 feridos e outros danos. Além disso, coincide com o período de maré alta, o que eleva o perigo de inundações que chegaram a 3,4 metros, como em Nanjo e Kadena. 

O governador de Okinawa, Denny Tamaki, fez um pronunciamento incomum no domingo alertando a população para se prevenir pois poderão ocorrer cortes de energia elétrica e de água. Antes que a situação piore é para buscar abrigo, incluindo casa mais segura de parentes ou amigos. 

O tufão de número 9 deverá afetar Okinawa entre segunda e terça-feira e Amami na terça. 

Na quarta e quinta-feira (3) a área oeste – de Kyushu a Kansai – deverá ter tempestade e chuva pela influência do 9.º tufão. Fique atento às próximas notícias.

Fontes: Weather Map, AMJ, Tenki e Ryukyu Shimpo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Narai-juku, conheça esse incrível local histórico em Nagano

Publicado em 31 de agosto de 2020, em Turismo em Nagano

Desde o período Edo, o tempo parou nessa pequena área da província de Nagano. Que tal fazer uma viagem no tempo?

Uma viagem no tempo em Nagano!

Desde o período Edo, o tempo parou nessa pequena área da província de Nagano.

Publicidade

Há alguns séculos, a principal estrada conectando Quioto e Tóquio – dois centros importantes do período Edo (1603-1868) – era uma rota de 534Km de comprimento chamada Nakasendo.

Embora atualmente a Nakasendo seja em sua maioria formada por estabelecimentos modernos, alguns locais importantes continuam até hoje com aparência Edo.

Que tal conhecer esse lugar incrível em Nagano?

A curiosa e bem preservada post town* de Narai-juku fica no vale montanhoso de Kiso, na atual cidade de Shiojiri.

Post towns, chamadas de shukuba em japonês, eram paradas de descanso similares a estações construídas em rotas de viagem. Essas paradas tinham acomodações, lojas e outras coisas, para oferecer aos viajantes descanso bem merecido durantes suas longas jornadas.

Essa post town marca o ponto mediano da Nakasendo. A somente uma caminhada de 5 minutos de sua estação mais próxima, Narai-juku não é difícil de se encontrar já que há placas em todos os lugares.

A estação mais próxima fica a 5 minutos a pé de Narai-juku

A área de caminhada de 1Km de Narai-juku é plana, então é um bom local para visitantes de todas as idades.

Essa post town era um centro popular para comerciantes e viajantes há 300 anos, mas agora ela é um Local de Preservação Arquitetônica Designada Nacionalmente para grupos de construções históricas.

Todavia reconhecida como “Narai das 1.000 construções”, Narai-juku oferece uma ampla variedade de lojas que mostram alguns dos melhores patrimônios intangíveis do Japão hoje em dia.

Um dos restaurantes em Narai-juku

Artesanatos tradicionais são muito populares. Dê uma passadinha nas lojas de artigos laca que vendem objetos que variam de tigelas, pratos, copos, bandejas e outros.

Se quiser renovar sua energia depois de percorrer a trilha, procure os restaurantes ou barracas de comida vendendo soba e gohei onigiri, um tipo de arroz, especialidade local, temperado com molho de gergelim e missô.

Ponte Kiso, que cruza o rio Narai. com 30 metros de comprimento, ela é uma das ponte de madeira mais longas do Japão.

Lojas estão combinadas com casas nessa vila. Muitas pessoas moram lá, então, às vezes você verá famílias conversando sentadas nos tatamis da sala de estar de suas residências. Algumas casas maiores foram transformadas em museus e pousadas no estilo japonês.

Veja belas imagens registradas pelo fotógrafo Milton Hashiyama e programe uma visita ao local:

Clique na imagem para expandir

Narai-juku

 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!