Quantas pessoas uma infectada contagia em média

Publicado em 7 de agosto de 2020, em Sociedade

Essa resposta é: depende da região do Japão. Para extrair essa média são cruzadas várias informações importantes. Veja os índices!

Neste Artigo:
&nbspQuantas pessoas uma infectada contagia em média
Ilustração do ‘novo normal’ (cottonbro no Pexels)

Na quinta-feira (6) foi realizada uma reunião do Conselho Consultivo, presidido pelo médico Takaji Wakita, formado pela Universidade de Nagoia e atual diretor do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas.

Publicidade

Esse conselho assessora o MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar em relação às medidas contra o novo coronavírus. 

Entre uma longa pauta um dos assuntos que mais preocupa os integrantes é a velocidade de propagação do vírus em determinadas províncias, considerada situação alarmante, e bem diferente de abril.

Índice mostra quanto 1 com Covid-19 contagia

Na reunião destacou-se a rápida disseminação em Okinawa, embora aconteça o mesmo em outras províncias como Fukuoka, Aichi, Osaka e Tóquio, em menor escala.

&nbspQuantas pessoas uma infectada contagia em média
Imagem ilustrativa (Wikipedia)

A equipe mostrou os índices de reprodução efetiva de cada região, até 18 de julho. Na região Kanto – Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Ibaraki e Tochigi – é 1,1. Ou seja, 1 pessoa infectada com o novo coronavírus contagia outras 1,1.

Na área Chukyo – Aichi, Gifu e Mie – esse índice sobe para 2, enquanto em Kansai – Osaka, Hyogo, Nara e Quioto – é de 1,5. Em Kyushu – Fukuoka e Saga – é de 2,1.

E o mais preocupante é Okinawa com 3,2.

Quando o índice chega a 2, uma única pessoa pode aumentar isso para 8 rapidamente.

Segundo os especialistas é desejável que o número de reproduções efetivas seja inferior a 1 e, como a infecção continua a se espalhar em várias partes do país, destaca-se a situação de Okinawa.

Ilhas paradisíacas com maior índice de infecção

Segundo dados do governo, do período de uma semana, entre 31 de julho a 7 de agosto, há muitas províncias com índice elevado de infecção para cada 100 mil habitantes. 

  1. Okinawa: 31,66
  2. Tóquio: 17,36
  3. Fukuoka: 16,83
  4. Osaka: 14,76
  5. Aichi: 14,12
  6. Miyazaki: 9,97
  7. Kumamoto: 9,1

Estão na faixa de 5/100.000 as províncias de Kanagawa, Saitama, Chiba, Gifu, Mie, Hyogo, Quioto (6,23), Shiga, Nagasaki e Nara. 

O doutor Wakita demonstrou grande preocupação com a rápida disseminação em Okinawa, em relação aos grandes centros urbanos como Tóquio, Osaka e Aichi, na faixa dos 10.

Nova maneira de passear

&nbspQuantas pessoas uma infectada contagia em média
Ventilador de teto (Pixabay)

Outro fator preocupante foi a elevação do percentual de testados positivo na semana até 2 deste mês, dos testes PCR aplicados, passando a 9,5%, índice considerado alto.

Na avaliação do presidente do conselho em relação aos fatores que contribuem para o aumento do número de pessoas infectadas, explicou que os turistas comeram e beberam na ilha principal de Okinawa e nas demais Miyako Ishigaki, depois apareceram pessoas infectadas. 

Ele recomendou uma “nova maneira de passear”, evitando a aglomeração e os locais mal ventilados e mantendo distanciamento social. Apontou que a ventilação adequada nesses locais passa a ser necessária.  

Fontes: Asahi, Ryukyu Shimpo e Yahoo!


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão