População japonesa diminui enquanto a estrangeira aumenta

O governo divulgou os dados populacionais mostrando queda de 500 mil japoneses em 43 das 47 províncias. A população estrangeira aumentou.

Pessoas andando em Tóquio (ANN)

Na quarta-feira (5) o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações anunciou uma pesquisa demográfica baseada no Registro Básico de Residentes em 1.º de janeiro deste ano.

Publicidade

O total da população japonesa nessa data é de 124.271.318, com queda de 505.046, a maior desde 1968, pelo 11.º ano consecutivo.

Em contrapartida o número de estrangeiros aumentou para 2.866.715, 7,5% a mais que no ano anterior.

A população em idade produtiva – 15 a 64 anos – representa 59,3% da população japonesa total, caindo abaixo de 60% pelo terceiro ano consecutivo, estabelecendo um novo recorde negativo. A dos estrangeiros é de 85,3%, principalmente por causa dos estagiários técnicos, na faixa dos 20 anos.

Para continuar com o crescimento econômico, é necessário que os setores público e privado criem um ambiente em que os idosos possam continuar trabalhando e prolongar a idade da aposentadoria. 

A redução natural, diferença entre o número de mortes e o número de nascimentos, foi de 511.998, a maior redução já vista.

Houve aumento populacional de japoneses somente em 3 das 47 províncias: Tóquio, Kanagawa e Okinawa. 

Em relação aos estrangeiros só não teve aumento em Shimane. Tóquio é onde tem 573.329, representando cerca de 4% da população total da área metropolitana. As províncias com maior número de população estrangeira são Tóquio, Aichi e Osaka.

Fontes: Nikkei e ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão marca 75 anos dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki

Publicado em 6 de agosto de 2020, em Sociedade

Neste ano, as cerimônias serão reduzidas devido à pandemia de Covid-19.

Parque Memorial da Paz de Hiroshima (banco de imagens)

Quinta-feira marca 75 anos desde o dia em que os EUA provocaram o primeiro bombardeio atômico do mundo na cidade de Hiroshima, seguido três dias depois pelo segundo e último em Nagasaki, vaporizando vidas, casas e a capacidade de guerra do Japão.

Publicidade

Às 8h15 de 6 de agosto de 1945, o avião B-29 dos EUA Enola Gay lançou uma bomba apelidada de Little Boy e destruiu a cidade de Hiroshima, matando 140 mil de uma população estimada de 350 mil, com milhares mais morrendo depois em decorrência de ferimentos e doenças causadas por radiação.

Em 9 de agosto os EUA lançaram outra bomba, apelidada de Fat Man, a cerca de 420Km ao sul sobre Nagasaki, matando instantaneamente mais de 75 mil pessoas abaixo de uma nuvem cogumelo que chegou a cerca de 9 mil metros de altura.

O Japão se rendeu seis dias depois, encerrando a 2ª Guerra Mundial.

Parque da Paz de Nagasaki (banco de imagens PM)

Após a explosão, escombros e metais contorcidos se estendem quase que ininterruptamente no horizonte. Postes de eletricidade e árvores acompanham a porção pontilhada de construções sem janelas as quais parecem ter suportado o impossível.

O Japão realizou uma cerimônia dos 75 anos do bombardeio em 6 de agosto na cidade de Hiroshima e na de Nagasaki será no dia 9.

Nos anos anteriores, o primeiro-ministro Shinzo Abe e os prefeitos das cidades participaram de cerimônias e renovaram promessas de um mundo livre de armas nucleares. Sinos foram tocados e um minuto de silêncio foi observado no momento exato em que as bombas detonaram ambas as cidades.

As cerimônias neste ano serão reduzidas devido à pandemia de Covid-19, com menos lugares e mensagens em vídeo de dignitários.

Fonte: U.S News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!