Japão explorou a possibilidade de fusão entre Nissan e Honda

A sugestão foi feita às grandes montadoras japonesas no fim do ano passado, em meio à intensa competição global no setor automotivo.

Concessionárias da Honda e Nissan (banco de imagens PM)

Figuras do governo japonês tentaram neste ano trazer a Nissan e a Honda para a mesa com a finalidade de conversas de fusão, mas o projeto não deu em nada devido à rejeição da ideia por parte das companhias, divulgou o Financial Times – FT no domingo (16).

Publicidade

A sugestão foi feita às grandes montadoras japonesas no fim do ano passado, em meio à intensa competição global no setor automotivo destinada a mudar para veículos elétricos autônomos, disse o jornal de negócios internacionais, citando três pessoas familiares com o assunto.

A ideia de juntar a Nissan e Honda parece ter vindo de conselheiros do primeiro-ministro Shinzo Abe, visto que eles estavam preocupados pelo fato do estado da aliança da Nissan com a RenaultSA da França ter ficado ruim desde a prisão de Carlos Ghosn em 2018 por má conduta financeira, divulgou o jornal.

Os conselheiros de Abe temiam que as relações em deterioração da Nissan com a Renault pudessem resultar na aliança colapsando completamente e “deixar a companhia japonesa exposta”, disse o FT. A aliança de três vias também envolve a Mitsubishi Motors.

Oficiais da Honda, a segunda maior montadora do Japão em volume, resistiram à ideia, apontando a complexa estrutura de capital da Nissan com a Renault, de acordo com a reportagem. A Nissan, a terceira maior montadora do país, também se opôs a isso, visto que a companhia tem o foco de colocar sua aliança de volta nos trilhos.

A ideia desapareceu antes de ter chegado aos conselhos das duas companhias, disse o FT.

Dentre as oito grandes marcas de carros do Japão, quatro delas – Mazda, Subaru, Suzuki e Daihatsu – são vinculadas por participações cruzadas com a Toyota, a montadora líder do país, deixando somente a Honda sem uma imobilização de capital.

Crescente demanda por carros elétricos e outros gastos em tecnologia ajudaram a acelerar fusões ou alianças de montadoras em todo o mundo, com o dono da Peugeot, o PSA Group, se fundindo com a Fiat Chrysler Automobiles NV e a Ford Motos e a Volkswagen AG formando uma aliança no ano passado para reduzir custos.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cepa de coronavírus ‘10 vezes mais infecciosa’ é detectada na Malásia

Publicado em 17 de agosto de 2020, em Ásia

A mutação D614G do coronavírus foi descoberta pelo Instituto Malaio para Pesquisa Médica em 4 casos de 2 clsuters de Covid-19 no país.

Coronavírus em 3D (ilustrativa/banco de imagens PM)

Uma mutação do coronavírus que é de longe mais infecciosa do que a original da cidade chinesa de Wuhan foi detectada na Malásia, disseram autoridades da saúde no domingo (16).

Publicidade

A mutação D614G foi descoberta pelo Instituto Malaio para Pesquisa Médica em 4 casos de 2 clusters de Covid-19 no país – o cluster de Sivagangga e o de Ulu Tram, disse o chefe da saúde Noor Hisham Abdullah em um post no Facebook no domingo.

De acordo com Hisham, a descoberta da mutação significa que as pessoas precisam ter mais cuidado e continuar sendo disciplinadas na prática de medidas de segurança como distanciamento social, higiene pessoal e uso de máscara.

“Descobriu-se que ela é 10 vezes mais infecciosa e se espalha facilmente por um indivíduo ‘superpropagador’ “, disse ele sobre a mutação.

Ele disse que a linhagem foi encontrada em resultados de testes preliminares e que testes seguintes seriam conduzidos em outros casos incluindo os indicadores de ocorrências de ambos os clusters.

Ele acrescentou que a mutação D614G foi descoberta por cientistas em julho de 2020, e poderia deixar pesquisas existentes de vacina incompletas ou ineficazes contra a nova cepa.

Contudo, ele citou que a ação rápida das autoridades de saúde pública da Malásia controlou a propagação do vírus a partir dos clusters afetados.

No sábado (15), a Malásia reportou 26 novos casos de coronavírus, levando o número total de infecções até agora para 9.175. Nenhuma nova morte foi reportada, mantendo-se a 125.

Especialistas discordam da afirmação de cepa mais infecciosa de coronavírus

Especialistas em Singapura dizem que não há base para a afirmação da Malásia de que ela encontrou uma cepa de coronavírus que é 10 vezes mais infecciosa.

Eles também dizem que essa cepa, a D614G, que já foi encontrada na nação, não terá impacto no desenvolvimento de vacina. A variante também foi encontrada nas Filipinas.

O professor Wang Linfa, diretor do programa de doenças infecciosas emergentes na Escola Médica Duke-NUS, disse ao jornal Strait Times que não há dados “reais científicos para tornar a afirmação de que a D614G é mais transmissível”.

O vice-diretor do programa, o professor Ooi Eng Eong disse que “essa mutação certamente não trará impacto na eficácia de vacina, visto que as preparações biológicas geram anticorpos que se vinculam a diferentes partes da proteína Spike (S protein) do vírus e não está limitada somente ao local de mutação”.

O professor associado Hsu Liyang, especialistas de doenças infecciosas e epidemiologista na Escola Pública de Saúde Saw Swee Hock, disse que essa mutação já vem circulando por aí desde fevereiro.

Fonte: Straits Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!