Calor mata 79 em Tóquio e na 2.ª feira recorde de socorridos

Essa onda de calor sobre o arquipélago tem causado mortes em várias províncias por causa da insolação ou hipertermia.

Mulher com sombrinha, máscara e ventilador portátil em Tóquio (ANN)

A insolação é uma condição física que pode acontecer até mesmo dentro dos ambientes nos dias de calor intenso. Os primeiros sintomas são tontura, dor de cabeça, náusea, distúrbio visual, pele e língua secas, palmas das mãos frias, confusão mental, entre outros.

Publicidade

Crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas, pessoas com ressaca e noite mal dormida são mais propensas. Por isso, é preciso muito cuidado e atenção.

Até segunda-feira (17) foram registrados 79 óbitos em Tóquio, durante o mês de agosto. 

Na segunda-feira, com 36,5ºC na capital japonesa, foram socorridas 343 pessoas com insolação, o maior número deste ano em apenas um dia. 

Esse problema pode levar à morte, principalmente quando se agrava para o quadro de convulsão e comprometimento da consciência. As autoridades recomendam o uso de aparelho de ar-condicionado e ingestão frequente de água para evitar a insolação. 

Os sintomas subjetivos podem aparecer mesmo após beber água e fazer repouso. Se sentir ou perceber em outra pessoa sintomas como tonturas, desmaios, dormência, cãimbra, dor de cabeça ou náusea, convulsões ou distúrbios de consciência, chame uma ambulância imediatamente. 

Fontes: ANN, NHK e Weather News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aichi, Gifu e Mie: alerta para intoxicação alimentar

Publicado em 18 de agosto de 2020, em Sociedade

Com as altas temperaturas, as quais se prolongam por horas durante o dia e noite, os governos das 3 províncias de Tokai emitiram alerta.

Mesa com refeição (Pixnio)

Com temperaturas elevadas, com mais de 30ºC se prolongando por mais de 10 horas consecutivas, os governos das 3 províncias da região Tokai emitiram alerta para prevenção à intoxicação alimentar, na segunda-feira (17).

Publicidade

Esta foi a segunda vez, sendo a primeira em 5 deste mês, pois esse tempo prolongado de calor cria ambiente propício para as bactérias.

Somente em agosto, até segunda-feira, já foram registrados 21 casos em Aichi, 8 em Gifu e 3 em Mie.

As autoridades sanitárias recomendam para as famílias tomarem cuidado dentro de casa na hora de preparar as refeições. Os pontos-chave são não deixar a bactéria entrar nos alimentos, não permitir que aumentem e na hora de cozinhar aquecer o suficiente para matá-las. 

→ Para saber como se faz tudo isso e muitos outros cuidados leia a matéria especial sobre os cuidados no verão (toque aqui).

Fonte: CTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!