Análise de 100 clusters de infecção aponta 2 pontos importantes a cuidar

Publicado em 14 de agosto de 2020, em Sociedade

Foi realizada uma análise detalhada sobre como ocorreram os clusters, quais os tipos e os pontos em comum para tomar cuidado.

Neste Artigo:
&nbspAnálise de 100 clusters de infecção aponta 2 pontos importantes a cuidar
Imagens ilustrativas do novo coronavírus e uma rede de pessoas (crnV_CDC via Health Mil e Wikimedia)

O IDSC-Centro de Epidemiologia das Doenças Infecciosas, ligado ao NIID-Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, divulgou na quinta-feira (13) os resultados de um amplo estudo sobre 100 clusters de infecção do novo coronavírus, confirmados no país. 

Publicidade

Foram analisados depois de dividi-los em 6 grupos importantes: hospitais, sessões matinê no karaokê, reunião na empresa, academias fitness, clubes noturnos e ônibus de excursão. 

Entre os detalhes apresentados nas análises de cada cluster de infecção foram constatados alguns pontos em comum. 

Um deles é a aglomeração em um espaço único, muitas vezes mal ventilado. Por isso, reforça-se a importância da boa ventilação. Isso foi observado praticamente em todas as situações. 

Outro ponto foi que no ambiente de trabalho havia funcionários que mesmo não se sentindo bem e até com sintomas foi dar expediente. 

Um outro fator foi a falta de uso de máscara, tanto na reunião de trabalho, quanto no karaokê ou nos clubes noturnos. Passados alguns dias depois disso pessoas começaram a testar positivo. Por isso, recomenda-se fortemente o uso da máscara como importante elemento de prevenção.

Conversar com outras pessoas, sem manter o distanciamento social, também foi uma das causas. Por isso, em bares, restaurantes, casas noturnas, trabalho e outro locais, é importante abrir um espaço entre um e outro, verificar se o local é bem ventilado e procurar usar máscara depois da refeição. E, também, não ficar muito tempo dentro do mesmo ambiente. Recomenda-se máximo de 15 minutos. 

Logo, conclui-se que os hábitos de higiene como lavar bem as mãos e o uso de desinfectante, além de usar máscara, manter distanciamento social e procurar locais bem ventilados continuam sendo atitudes proativas na prevenção.

O que é cluster de infecção 

É um pequeno grupo de pessoas, sintomáticas ou assintomáticas, que disseminam a Covid-19 em outro grupo ou grupos. 

Fontes: divulgação, NHK e Chunichi


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão