Robô de desinfecção em nova estação no Japão

Robôs autônomos de mobilidade e de desinfecção foram revelados em estação de alta tecnologia em Tóquio. Eles serão introduzidos até março de 2025.

Robôs estarão circulando na estação Takanawa Gateway em Tóquio (YouTube/ANN)

A East Japan Railway (JR East) revelou nesta segunda-feira (27) robôs autônomos de mobilidade e de desinfecção em sua estação de alta tecnologia em Tóquio, visto que a empresa visa introduzi-los até março de 2025.

Publicidade

O robô de limpeza, que foi desenvolvido pela Nippon Signal Co e a Syberdyne Inc, higieniza corrimões, bancos e outras partes da estação Takanawa Gateway ao borrifar desinfetante. O robô equipado com inteligência artificial, o Clinabo CL02, usa câmeras tridimensionais e sensores para evitar obstáculos.

A JR East disse que está considerando o uso do robô e outros de desinfecção a serem introduzidos depois para higienizar as partes internas de vagões no futuro.

Em uma outra demonstração, um robô que tem a aparência de um vagão da linha Yamanote serviu café em uma sala de conferências na estação.

Outros robôs que carregam bagagem, comidas e bebidas, assim como veículos de mobilidade para transportar pessoas dentro e em torno na estação também estão sendo operados em caráter experimental como parte de um projeto que mostra a área em volta da Takanawa Gateway.

A Takanawa Gateway foi inaugurada entre as estações Tamachi e Shinagawa no mês de março. Ela é a 30ª estação na linha Yamanote da JR East e a primeira a ser construída desde a Nishi-Nippori em 1971.

A estação de Shinagawa é um centro que serve estações de trem-bala com destino a Osaka e além, assim como trens da Keyu Corp. que se conectam ao aeroporto de Haneda.

A companhia ferroviária está introduzindo robôs avançados na estação Takanawa Gateway como um local de teste de nova tecnologia.

Robôs com inteligência artificial, que fornecem informações de transferência de trens e detecta itens suspeitos, já foram instalados na estação e há uma loja de conveniência com pagamentos automatizados.

Veja o vídeo:

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Teste de sangue detecta câncer antes de diagnóstico padrão

Publicado em 27 de julho de 2020, em Notícias do Mundo

O câncer é a principal causa de mortes no mundo, contando por cerca de 10 milhões de óbitos por ano.

Médica examina Raio-X dos pulmões (ilustrativa/banco de imagens PM)

Um teste de sangue detectou cinco tipos de câncer anos antes da doença poder ser constatada usando métodos de diagnóstico convencionais, de acordo com um estudo.

Publicidade

Desenvolvido por uma startup sino-americana, o teste descobriu cânceres em 91 por cento dos pacientes que não apresentaram sintomas quando a amostra de sangue foi coletada, mas foram diagnosticados de 1 a 4 anos depois com câncer no estômago, esôfago, cólon, pulmão ou fígado, reportaram os pesquisadores na Nature Communications.

“O foco imediato é testar pessoas sob maior risco, baseado em histórico familiar, idade ou outros fatores de risco conhecidos”, disse o coautor Kun Zhang, chefe do departamento de bioengenharia na Universidade da Califórnia San Diego e acionista na Singlera Genomics, que desenvolveu o teste.

Detecção precoce de cânceres é crucial porque a sobrevivência é significativamente melhorada quando a doença pode ser tratada em seus estágios iniciais e tumores podem ser removidos, seja de forma cirúrgica, com medicamentos ou com radiação.

Até agora, entretanto, há poucos testes disponíveis eficazes de verificação precoce.

Pesquisadores examinaram amostras de sangue de mais de 600 indivíduos cadastrados em uma pesquisa de saúde de 10 anos com 120 mil pessoas na China, conduzida entre 2007 e 2017. O programa de monitoramento incluía coleta regular de amostras de sangue.

Para 191 pacientes diagnosticados com câncer, os cientistas usaram o novo teste para analisar amostras de sangue tiradas até 4 anos antes.

A técnica, desenvolvida ao longo de uma década, é designada a detectar doença assintomática baseada em um processo biológico chamado análise de metilação do DNA, a qual verifica marcas de DNA específicas a diferentes cânceres.

Estudos de maior escala por longos períodos são necessários para confirmar o potencial do teste para detecção precoce, advertiram os autores.

Metade dos 32 autores ou trabalham para a Singlera Genomcis, são coinventores de patentes relacionadas ao teste ou são acionistas na companhia.

O câncer é a principal causa de mortes no mundo, contando por cerca de 10 milhões de óbitos por ano.

Em 2018, o câncer de pulmão causou 1,76 milhão de mortes, o de cólon 862 mil, o de estômago 783 mil, o de fígado 782 mil e o de esôfago 508 mil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS.

Fonte: AFP, Japan Today

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!