Possível proteína de vacina para Covid-19 desenvolvida em bichos-da-seda

Universidade japonesa usou bichos-da-seda para desenvolver uma proteína que poderia se tornar uma vacina candidata para Covid-19.

(Imagem ilustrativa/ banco de imagens PM)

A Universidade de Kyushu usou bichos-da-seda para desenvolver uma proteína que poderia se tornar uma vacina candidata para Covid-19, disseram oficiais. A universidade, conhecida como instituição de classe mundial por estudos sobre bichos-da-seda, espera iniciar testes clínicos para a vacina no início do ano fiscal de 2021.

Publicidade

A vacina poderia ser produzida em massa em um “inseto-planta”, mantendo o custo baixo por inoculação para somente vários milhares de ienes.

Bichos-da-seda podem produzir proteínas em seus corpos se eles recebem vírus modificados geneticamente.

Pesquisadores da Universidade de Kyushu vêm estudando tecnologias para usar tais proteínas com o intuito de desenvolver vacinas contra doenças novas e hipotéticas.

“Pessoas em todo o mundo estão trabalhando para criar vacinas, mas a velocidade não é nossa prioridade”, disse Takahiro Kusakabe, professor de ciência de genoma de inseto que liderou a equipe, em uma conferência de imprensa em 26 de junho.

“Nossa meta é produção estável de vacinas baratas que poderiam ser usadas para inocular populações, incluindo nações em desenvolvimento”.

Os pesquisadores da Universidade de Kyushu estudaram informação genética do novo coronavírus, que foi publicada em janeiro, e se voltaram para uma proteína S (Spike protein) que tem o formato de uma protuberância. O vírus a usa quando infecta células humanas.

Os cientistas confirmaram que bichos-da-seda criados na universidade podem gerar essa proteína, disseram oficiais.

Estudos sobre um tipo diferente de coronavírus já mostraram que um anticorpo formado pela reação imune nos corpos de ratos que recebem injeções de suas proteínas S podem prevenir efetivamente infecções com o vírus.

A Universidade de Kyushu planeja finalizar seus testes de Covid-19 em ratos até o fim deste ano. Ela busca se juntar a companhias farmacêuticas e iniciar pesquisa em humanos no próximo ano fiscal.

Uma pupa de bicho-da-seda é usada em pesquisa de vacina (Asahi)

Estudo de outra equipe de cientistas da Universidade de Kyushu

Em um desenvolvimento separado, uma outra equipe de cientistas da Universiade de Kyushu, liderada pelo professor de farmacologia Motohiro Nishida, disse em 26 de junho que identificaram 3 medicamentos que poderiam prevenir o agravamento de sintomas da infecção por Covid-19.

Os medicamentos eram de um agregado de cerca de 1,2 mil já em uso.

Eles disseram que os 3 medicamentos estão sendo usados para tratar, dentre outros sintomas, insuficiência respiratória e inflamação no vaso sanguíneo, que são vistos em pacientes de Covid-19.

A equipe espera que esses medicamentos sejam administrados a tais pacientes até o fim deste ano.

Fonte: Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão chega a 1.000 mortes por coronavírus

Publicado em 20 de julho de 2020, em Sociedade

A preocupação aumenta porque mais casos graves podem emergir se os idosos e vulneráveis se infectarem.

Pessoas de máscara em Tóquio. A capital é o lugar no Japão com o maior número de casos de Covid-19 (banco de imagens PM)

Duas mortes por coronavírus foram confirmadas no Japão nesta segunda-feira (20), levando o total nacional para 1.001. O número inclui 13 do navio de cruzeiro Diamond Princess que ficou sob quarentena em Yokohama no começo deste ano.

Publicidade

As duas mortes recentes foram nas províncias de Saitama e Tóquio.

Dados compilados pela NHK mostram que 11 mortes foram confirmadas em fevereiro, seguidas por 66 em março, 393 em abril, 441 em maio, 76 em junho e 14 em julho, desde esta segunda-feira.

Um pico recente nos casos em grandes cidades levou a um aumento gradual no número de pacientes com sintomas graves.

O ressurgimento do vírus inclui muitos pacientes na faixa dos 30 anos. A preocupação aumenta porque mais casos graves podem emergir se os idosos e vulneráveis se infectarem.

Mitsuo Kaku da Universidade Médica e Farmacêutica de Tohoku alerta que uma expansão nos casos graves segue um aumento nas infecções em geral.

Ele enfatiza a necessidade de estabelecer um quadro que permite a equipes de especialistas tratarem pacientes em estado grave antes das instituições médicas ficarem sobrecarregadas.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!