Possível proteína de vacina para Covid-19 desenvolvida em bichos-da-seda

Publicado em 21 de julho de 2020, em Sociedade

Universidade japonesa usou bichos-da-seda para desenvolver uma proteína que poderia se tornar uma vacina candidata para Covid-19.

Neste Artigo:
&nbspPossível proteína de vacina para Covid-19 desenvolvida em bichos-da-seda
(Imagem ilustrativa/ banco de imagens PM)

A Universidade de Kyushu usou bichos-da-seda para desenvolver uma proteína que poderia se tornar uma vacina candidata para Covid-19, disseram oficiais. A universidade, conhecida como instituição de classe mundial por estudos sobre bichos-da-seda, espera iniciar testes clínicos para a vacina no início do ano fiscal de 2021.

Publicidade

A vacina poderia ser produzida em massa em um “inseto-planta”, mantendo o custo baixo por inoculação para somente vários milhares de ienes.

Bichos-da-seda podem produzir proteínas em seus corpos se eles recebem vírus modificados geneticamente.

Pesquisadores da Universidade de Kyushu vêm estudando tecnologias para usar tais proteínas com o intuito de desenvolver vacinas contra doenças novas e hipotéticas.

“Pessoas em todo o mundo estão trabalhando para criar vacinas, mas a velocidade não é nossa prioridade”, disse Takahiro Kusakabe, professor de ciência de genoma de inseto que liderou a equipe, em uma conferência de imprensa em 26 de junho.

“Nossa meta é produção estável de vacinas baratas que poderiam ser usadas para inocular populações, incluindo nações em desenvolvimento”.

Os pesquisadores da Universidade de Kyushu estudaram informação genética do novo coronavírus, que foi publicada em janeiro, e se voltaram para uma proteína S (Spike protein) que tem o formato de uma protuberância. O vírus a usa quando infecta células humanas.

Os cientistas confirmaram que bichos-da-seda criados na universidade podem gerar essa proteína, disseram oficiais.

Estudos sobre um tipo diferente de coronavírus já mostraram que um anticorpo formado pela reação imune nos corpos de ratos que recebem injeções de suas proteínas S podem prevenir efetivamente infecções com o vírus.

A Universidade de Kyushu planeja finalizar seus testes de Covid-19 em ratos até o fim deste ano. Ela busca se juntar a companhias farmacêuticas e iniciar pesquisa em humanos no próximo ano fiscal.

&nbspPossível proteína de vacina para Covid-19 desenvolvida em bichos-da-seda
Uma pupa de bicho-da-seda é usada em pesquisa de vacina (Asahi)

Estudo de outra equipe de cientistas da Universidade de Kyushu

Em um desenvolvimento separado, uma outra equipe de cientistas da Universiade de Kyushu, liderada pelo professor de farmacologia Motohiro Nishida, disse em 26 de junho que identificaram 3 medicamentos que poderiam prevenir o agravamento de sintomas da infecção por Covid-19.

Os medicamentos eram de um agregado de cerca de 1,2 mil já em uso.

Eles disseram que os 3 medicamentos estão sendo usados para tratar, dentre outros sintomas, insuficiência respiratória e inflamação no vaso sanguíneo, que são vistos em pacientes de Covid-19.

A equipe espera que esses medicamentos sejam administrados a tais pacientes até o fim deste ano.

Fonte: Asahi


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão