Mais de 30 mil demitidos e 330 mil pedidos de subsídio para trabalhadores

Publicado em 3 de julho de 2020, em Sociedade

Nos últimos 3 meses somam mais de 30 mil trabalhadores demitidos ou com contrato cancelado, pelo efeito da epidemia do novo coronavírus.

Neste Artigo:
&nbspMais de 30 mil demitidos e 330 mil pedidos de subsídio para trabalhadores
Carteira com moedas (PM)

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar informou na quinta-feira (2) o número de trabalhadores que tiveram o contrato cancelado ou demitidos até 1.º deste mês, com levantamento efetuado junto às agências da Hello Work. 

Publicidade

No total foram 31.710, desde janeiro, sendo que grande parte foi pelo efeito da epidemia do novo coronavírus, desde março. As demissões e cortes dos últimos 3 meses representam 80% do total. Em abril foram 2.654, enquanto em maio foram 12.952 e no mês passado foram 12.688.

Os setores mais afetados foram de turismo – hotéis, transportes, bares e restaurantes – seguido da indústria da transformação.

330 mil pedidos de subsídio

Os dados de 30 de junho mostram que em 30 de maio eram 4,23 milhões de pessoas sem emprego, o que continua aumentando. Há uma preocupação de que a economia japonesa fique estagnada a longo prazo, o que eleva o risco de mais demissões aumentando o número de desempregados.

Por outro lado, como medida para impedir a demissão e suspensão do emprego, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar continua incentivando as empresas a utilizar o subsídio de ajuste de emprego (雇用調整助成金, lê-se koyo chosei joseikin), para o qual foram cerca de 330 mil pedidos até quarta-feira (1.º). Desses, 210 mil foram aprovados para pagamento.  

O ministério aumentou o limite superior desse subsídio para as empresas que foram afetadas pela epidemia e continua pedindo que façam uso dele. 

Fontes: NHK e Nikkan Sports


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão