Japão em alerta para mais chuva torrencial

Publicado em 11 de julho de 2020, em Sociedade

Ao longo da última semana, o clima extremo causou a morte de mais de 60 pessoas e outras dezenas estão desaparecidas.

Neste Artigo:
&nbspJapão em alerta para mais chuva torrencial
Casas inundadas em Fukuoka (NHK)

Chuva devastadora continua a atingir a região Kyushu, sudoeste do Japão, levando autoridades a emitirem mais alertas de inundação e deslizamento.

Publicidade

Ao longo da última semana, o clima extremo causou a morte de mais de 60 pessoas e outras dezenas estão desaparecidas.

As chuvas estão atingindo extensões do arquipélago japonês devido a uma frente sazonal que se move lentamente.

A região Kyushu sofreu o pior dos danos. Rios que transbordaram inundaram milhares de casas, assim como hospitais e clínicas.

Em um hospital, as águas chegaram a uma altura de 2,5 metros, danificando extensivamente equipamento radiológico e registros de pacientes.

Em todo o país, mais de 11 mil casas foram inundadas.

O clima violento está tornando perigoso o uso de helicópteros em alguns locais, impedindo operações de emergência ao forçar equipes a acessarem as áreas por terra.

A pandemia de coronavírus também está complicando esforços de resgate. Há temores de que aglomerações em abrigos de evacuação podem aumentar o risco de infecção.

“Temos que pensar em uma série de coisas com as quais normalmente não teríamos com que nos preocupar. Acredito que vai levar um pouco mais do que o normal para fazer algo em um desastre como esse”, disse Kondo Hisayoshi, membro da Equipe de Assistência Médica em Desastres do Japão.

Previsão

A chuva continua atingindo partes de Kyushu e outros lugares. Alertas de deslizamento foram emitidos para as províncias de Kumamoto, Saga, Oita, Miyazaki, Tokushima, Gifu e Akita.

De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão – AMJ uma frente que se move lentamente sobre o Japão combinada com um sistema de baixa pressão cria condições atmosféricas instáveis em grande parte do país.

Atualmente, uma banda de nuvens de chuva está cobrindo as regiões Tokai e Kyushu.

Para as 24 horas até a manhã de domingo (12), a AMJ prevê volume de chuva de até 200mm em Tokai, 1500mm no norte de Kyushu, regiões Shikoku e Kanto-Koshin, e 120mm no sul de Kyushu e regiões Kinki e Hokuriku.

A região Tohoku deve registrar até 100mm de chuva e a de Chugoku 80mm.

Nas 48 horas até a manhã de segunda-feira (13), de 200 a 250mm de chuva estão previstos para a região Tokai, de 150 a 200mm no norte de Kyushu e regiões Shikoku e Hokuriku, de 100 a 200mm para Tohoku e de 120 a 150mm para o sul de Kyushu.

A região Kyushu e outras áreas que foram atingidas por chuvas torrenciais por vários dias estão sob risco elevado de desastre, principalmente em áreas onde a terra ficou solta e represas foram danificadas.

A AMJ está pedindo às pessoas que se mantenham vigilantes e preparadas para deslizamentos, transbordamento de rios e inundações em áreas baixas, assim como possíveis quedas de raios e tornados.

Fonte: NHK


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão