Japão conduzirá primeira pesquisa de saúde mental ligada ao coronavírus

O vírus tem tido um impacto persistente sobre a saúde mental das pessoas em todo mundo. Saiba mais.

Pesquisa nacional investigará como a pandemia de coronavírus afetou a saúde mental (ilustrativa/banco de imagens PM)

O Ministério da Saúde do Japão conduzirá sua primeira pesquisa nacional, possivelmente no próximo mês, para investigar como a pandemia de coronavírus afetou a saúde mental, de acordo com o departamento superior e outras fontes.

Publicidade

A pesquisa online que cobrirá 10 mil pessoas deve mostrar se os pedidos do governo para evitar saídas desnecessárias e fechamento voluntário de negócios levaram a um aumento de casos de depressão e outras formas de estresse mental, disseram as fontes.

Resultados serão usados para responder futuros casos de doença mental

Os resultados da pesquisa devem ser utilizados por centros de saúde mentais locais e centros de bem-estar de todo o país para responder futuros casos de doença mental em meio a um sinal de ressurgimento nas infecções por coronavírus.

O surto, que foi detectado pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan no fim do ano passado antes de se espalhar para o mundo, causa a doença respiratória Covid-19 e tem tido um impacto persistente sobre a saúde mental das pessoas em todo mundo.

As Nações Unidas disseram em maio que pelo menos 45 por cento da população entrevistada nos Estados Unidos sentiu angústia e a organização pediu à comunidade internacional que faça mais para proteger os mais vulneráveis durante e após a pandemia.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar planeja pedir aos que forem entrevistados que relatem suas condições de estado mental e como eles enfrentaram qualquer estresse em abril e maio, quando o governo declarou estado de emergência nacional, dentre outras questões, de acordo com as fontes.

Aumento nas consultas relacionadas ao coronavírus

Nos dois meses, centros de saúde mental e de bem-estar administrados por governos locais viram um aumento nas consultas relacionadas ao coronavírus, em particular entre aqueles na faixa dos 40 e 50 anos, de acordo com o ministério da saúde.

Alguns disseram que não conseguiam dormir, achavam que iam enlouquecer devido à ansiedade ou estavam sob estresse, visto que eles evitaram sair de casa.

Uma equipe do ministério da saúde com a tarefa de rastrear clusters, ou grupo de infecções, também recebeu relatos de tentativas de suicídio.

Número de pacientes com doença mental aumentou

O psiquiatra Yasuto Kunii, professor associado na Universidade de Tohoku que era membro da equipe do ministério, apontou que a pandemia de coronavírus aumentou o número de pacientes com doença mental, visto que ela exacerbou as condições daqueles com problemas mentais que até então haviam suportado.

Em junho, a Sociedade Japonesa de Psiquiatria e Neurologia e outras quatro comunidades acadêmicas descreveram a pandemia como “desastre” em suas diretrizes de saúde mental e pediram por maior suporte para aqueles que são vulneráveis a problemas de saúde mental incluindo pacientes de coronavírus, profissionais na área da saúde, idosos e crianças.

Hirokazu Tachikawa, professor da Universidade de Tsukuba versado em prevenção de suicídio, saudou o projeto do governo, dizendo que o Japão ficou para trás de outros países em conduzir pesquisas de grande escala no campo de psiquiatria.

“Espero que (o governo) elabore perguntas para que contramedidas específicas possam ser encontradas, ao contrário de mostrar meramente na pesquisa a porcentagem daqueles que têm problemas mentais”, disse Tachikawa.

Fonte: Kyodo News and Culture

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Renomado estilista japonês Kansai Yamamoto morre aos 76 anos

Publicado em 27 de julho de 2020, em Sociedade

Uma de suas coleções proporcionou a ele reconhecimento internacional e uma longa amizade com músicos como David Bowie, Elton John e Stevie Wonder.

Kansai Yamamoto morreu na semana passada de leucemia, aos 76 anos (NHK)

O internacionalmente renomado estilista Kansai Yamamoto, conhecido pelo figurino do falecido cantor David Bowie, morreu na semana passada de leucemia, disseram seus familiares nesta segunda-feira (27). Ele tinha 76 anos.

Publicidade

Yamamoto, que foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda em fevereiro e estava hospitalizado desde então, “deixou o mundo pacificamente” na terça-feira (21) rodeado por sua família, escreveu sua filha e atriz Mirai Yamamoto, em um post no Instagram.

Nascido em Yokohama (Kanagawa), ele se tornou em 1971 o primeiro estilista japonês a realizar um desfile em Londres após receber o Soen Award do Japão, que identifica estilistas talentosos, em 1967.

Sua coleção em Londres proporcionou a ele reconhecimento internacional e uma amizade longa com alguns dos maiores músicos do mundo, como David Bowie, que usou as criações de Yamamoto ousadas e futurísticas alter ego Ziggy Stardust, assim como Elton John e Stevie Wonder.

Yamamoto também participou em semanas de moda em Tóquio, Nova Iorque e Paris no período de 1974 a 1992, de acordo com o site de sua companhia, a Kansai Yamamoto.

Também como produtor de eventos, Yamamoto supervisionou o Kansai Super Show Hello! Russia na Praça Vermelha em Moscou no ano de 1993 e produziu um evento na abertura da world expo na província de Aichi, em 2005, dentre outros.

Fonte: Mainichi

 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!