Ilha paradisíaca com cluster de infecção, sem leitos suficientes

Os hotéis de uma ilha muito procurada pelos turistas no verão cancelou as reservas e prefeito pede para não visitá-la agora.

Vista aérea de Yoronjima (NNN)

Uma pequena ilha do arquipélago de Amami, Yoronjima, com 5 mil habitantes, teve confirmação de 23 infectados no período de 22 a 24 deste mês. No sábado (25) o prefeito pediu aos turistas que se abstenham de ir para lá e informou que os cerca de 30 restaurantes e bares estão fechados temporariamente e os hotéis cancelaram as reservas. A ilha paradisíaca tem população com idade avançada, o que preocupa as autoridades locais.

Publicidade

Com poucos leitos a Guarda Costeira transportou de avião 17 dos testados positivo para hospitais da cidade de Kagoshima (província homônima) e uma parte para uma outra instituição em Amami-oshima. 

Okinawa eleva nível de alerta

Em Okinawa o total de casos de infecção pelo novo coronavírus subiu para 192, com os últimos resultados positivo de domingo (26). 

Nas bases americanas da província soube-se que mais 8 militares se infectaram, subindo para 236 até domingo.

Diante dessa situação o governador Denny Tamaki elevou o nível, dentre os 4, do primeiro estágio de surto precoce para o segundo, de período de alerta à epidemia. Pediu, portanto, que a população se abstenha de ir a clubes noturnos e bares, de viajar para outras províncias com clusters de infecção e providencia de mais leitos, alugando hotel.

Os níveis de alerta são uma avaliação de maneira abrangente com base em 7 critérios, como o número de pacientes hospitalizados, o status de infecção, bem como do sistema de atendimento médico dentro da província.

Ainda não considera pedido de quarentena

Kokusai-doori em Naha liberada para os pedestres, com movimento ainda tímido (Ryukyu Shimpo)

Tamaki disse que discutirá com a equipe de especialistas a respeito da declaração de estado de emergência da província. Até o momento ainda não considerou os pedidos de abstenção de sair e de fechamento temporário dos estabelecimentos comerciais.

Esclareceu que o número de novos casos nas bases americanas não está incluído nos critérios para elevação de nível de alerta.

No domingo a Kokusai-doori, avenida central de Naha, capital da província foi liberada para os pedestres depois de 5 meses. O movimento voltou parcialmente com a vinda dos turistas.

Fontes: NNN, Nikkan Sports, Ryukyu Shimpo e Okinawa Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Afogamentos no feriadão com vítimas fatais

Publicado em 27 de julho de 2020, em Sociedade

Ocorreram vários acidentes com mortes, nas águas, tanto doce quanto salgada, durante o feriado prolongado.

Bombeiros no rio para resgate de um afogado (Kobe Shimbun)

No feriado prolongado que começou na quinta-feira (23) foram registrados diversos acidentes nas águas. 

Publicidade

No Rio Yodo, em Settsu (Osaka), uma testemunha chamou pelo 119 para socorrer mãe e filho, na quinta-feira, por volta das 14h. O menino, estudante do primário, estava se afogando e a mãe tentou salvá-lo. Ele conseguiu se salvar subindo em uma rocha mas a mãe foi levada pela correnteza e os bombeiros fizeram busca mas não foi encontrada.

No mesmo dia, por volta das 17h50, uma pessoa viu uma criança boiando na fonte e chamou pelo socorro. Foi no Parque Takefu Chuo, na cidade de Echizen (Fukui). Os bombeiros resgataram uma criança de 2 anos, a qual morreu 1 hora depois no hospital.

Fonte do parque onde a criança se afogou (Fukui Shimbun)

O menino estava brincando na fonte, diâmetro de 20 metros e 70 centímetros de profundidade. A mãe relatou que foram brincar no parque e a polícia investiga a circunstância do afogamento.

Afogamentos no mar e na cachoeira

Um homem de Suita (Osaka), de 59 anos, estava fazendo snorkeling para observar e fotografar as tartarugas marinhas no mar em Miyako (Okinawa), por volta das 8h58 de sábado (25). 

Seu amigo pediu socorro e, de acordo com a Guarda Costeira de Miyakojima, a vítima usava óculos, snorkel e nadadeiras subaquáticas, mas não vestia colete salva-vidas. Cerca de 1 hora depois morreu no hospital. 

Na tarde do mesmo dia um ginasial derrubou seu chinelo da ponte da marina do Porto de Ginowan (Okinawa), por isso, pulou no mar para recuperá-lo. Como se afogou o amigo se jogou na água para salvá-lo. Esse também se afogou e os dois foram salvos por um terceiro.

Por volta das 11h20 de domingo (26) os bombeiros receberam uma chamada dizendo “o homem entrou na cachoeira e não voltou”, em Arima, Kita-ku, cidade de Kobe (Hyogo).

Cachoeira com bacia de 2 metros de profundidade (Kobe Shimbun)

Ele, de 48 anos, é dono de uma loja que promove trilhas nas montanhas. Estava acompanhando 3 mulheres e uma delas entrou no local raso do rio para se refrescar quando se afogou. Para salvá-la se jogou na água e se perdeu na bacia da cachoeira.

Os bombeiros o resgataram mas morreu cerca de 2 horas depois no hospital. A bacia tem 2 metros de profundidade. 

Fontes: NHK, YTV, Yomiuri, Ryukyu Shimpo, Kobe Shimbun, FNN e MBS

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!